Portos do Paraná conquista prêmio por projeto inovador de saneamento na Ilha de Eufrasina


Por Luiza Rampelotti Publicado 25/06/2024 às 21h06 Atualizado 27/06/2024 às 10h43
Foto-1-35
O prêmio à Portos do Paraná foi concedido pela Revista Portos e Navios durante o 17º Seminário Nacional sobre Indústria Marítima e Meio Ambiente (Ecobrasil), no Rio de Janeiro, na semana passada. Foto: Portos do Paraná

A empresa pública Portos do Paraná foi reconhecida na última quinta-feira (20) com o Prêmio Portos e Navios de Responsabilidade Socioambiental, na categoria “Saneamento Ecológico”, pelo projeto que visa a substituição de sistemas rudimentares de tratamento de esgoto na Ilha de Eufrasina, na baía de Paranaguá, por sistemas ecológicos e de baixo custo.

O projeto, inicialmente lançado pela Portos do Paraná e posteriormente desenvolvido em parceria com a Universidade Federal do Paraná (UFPR), recebeu reconhecimento por sua inovação e impacto social positivo. A premiação, concedida pela Revista Portos e Navios durante o 17º Seminário Nacional sobre Indústria Marítima e Meio Ambiente (Ecobrasil), no Rio de Janeiro, destaca a importância do trabalho da empresa pública na busca por soluções sustentáveis para as comunidades do entorno.

Solução inovadora para um problema histórico

A Ilha de Eufrasina enfrenta há anos o problema da falta de saneamento básico. O terreno rochoso e com grande declive dificulta a instalação de sistemas tradicionais de tratamento de esgoto. Para solucionar essa problemática, a Portos do Paraná desenvolveu um projeto que utiliza sistemas ecológicos e de baixo custo, adaptando-se à realidade local.

O projeto piloto, iniciado em 2022, já instalou sistemas em 10 casas na ilha, com resultados promissores. A presença de coliformes fecais nas águas foi reduzida em 90%, demonstrando a eficácia do sistema.

O projeto é um grande passo na relação com a comunidade acadêmica, na formação de estudantes e, especialmente, na melhoria da relação entre porto e cidade com as comunidades pesqueiras“, afirma Jaqueline Dittrich, bióloga da Portos do Paraná.

Expansão do projeto e impacto positivo na comunidade

Nos próximos anos, o projeto será expandido para as 60 casas restantes da Ilha de Eufrasina, garantindo o acesso ao saneamento básico para 100% dos moradores da comunidade.

O diretor de Meio Ambiente da Portos do Paraná, João Paulo Santana, destaca a importância do projeto para o desenvolvimento sustentável. “Esse projeto, além de trabalhar com educação ambiental, atende aos objetivos de desenvolvimento sustentável do milênio, levando saneamento básico para a área rural, que está cercada por água. É algo muito desafiador e nobre“, diz.

Além do tratamento de esgoto, o projeto inclui a instalação de sistemas para a purificação de águas cinzas, provenientes de pias, chuveiros e máquinas de lavar. Também serão realizadas oficinas de produção de produtos de limpeza ecológicos com os moradores e monitoramento da balneabilidade das águas.

Um compromisso com o futuro

De acordo com João Paulo Santana, a iniciativa da Portos do Paraná demonstra o compromisso da instituição com a sustentabilidade e o bem-estar das comunidades. O projeto atende a cinco Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, incluindo: Água Potável e Saneamento, Cidades e Comunidades Sustentáveis, Vida na Água, Vida Terrestre e Parcerias e Meios de Implementação.

Essa premiação vem como uma forma de valorizar todas as atividades que desenvolvemos e que já são reconhecidas internacionalmente, contribuindo para a preservação do meio ambiente e a melhoria da qualidade de vida das comunidades do litoral paranaense”, conclui o diretor de Meio Ambiente.

*Com informações da Portos do Paraná

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *