Projeto Porto Escola leva alunos de Antonina para conhecerem instalações portuárias


Por Redação

Alunos do 5º ano visitam Porto Ponta do Félix. Foto: Portos do Paraná.

Neste segundo semestre de 2023, o projeto Porto Escola vai atender 246 crianças das escolas municipais de Antonina. As excursões começaram na segunda-feira (28) e vão até o final do mês de setembro, atendendo 10 instituições de ensino.

Assim como acontece em Paranaguá, os estudantes do 5º ano têm a oportunidade de visitar as instalações portuárias da cidade e aprender sobre a importância das atividades para a economia local, sobre o meio ambiente e a segurança no trabalho.

De acordo com o Coordenador de Comunicação, Educação e Sustentabilidade da Portos do Paraná, Pedro Pisacco Cordeiro, o projeto é um convênio entre a empresa pública e a Prefeitura de Antonina.

Os alunos recebem uma palestra no Barão de Teffé, sede administrativa da autoridade portuária, onde apresentamos um pouco da história do Porto de Antonina, como funciona a atividade portuária e quais os cuidados que tomamos com o meio ambiente e a segurança dos trabalhadores”, explica o coordenador.

Na sequência, os estudantes embarcam no ônibus e vão até o Porto Ponta do Félix, onde podem ver de perto os navios e a movimentação portuária em prática.

Relação entre porto e cidade

Para o presidente do Porto Ponta do Félix, Gilberto Birkhan, abrir as portas para receber as crianças é sempre uma alegria.

Tudo aquilo que envolve crianças e estudantes, e que, desde o início de seu desenvolvimento possam ter contato com a atividade marítima e portuária, para nós, é um prazer recebê-los e compartilhar nossas experiências”, destaca.

O diretor de Relações Institucionais do Porto Ponta do Félix, Alex Avila, avalia o impacto das visitas na formação educacional dos alunos.

A interação e integração entre o porto e a cidade é extremamente importante e necessária. Ela proporciona aos jovens conhecer de perto a realidade do dia-a-dia da atividade portuária, o que contribui para eles entenderem um dos principais elementos que impulsiona e alavanca o desenvolvimento do município“, ressalta Alex.

Já a Coordenadora Técnica do Ensino Fundamental de Antonina, Fabiana Souza, revela que a visitação é aguardada com ansiedade pelos estudantes.

Nossos alunos aguardam ansiosamente a oportunidade de participar deste projeto. Para nossa rede, é essencial mostrar aos alunos como funciona a atividade no nosso município, além de falar sobre as características da nossa baía e conscientizá-los a respeito do manejo de resíduos sólidos”, salienta a coordenadora.

Confira a agenda de visitas

04/09

Escola Municipal Professora Caetana Martins

Escola Municipal Professora Cleuza Mari de Lima Tagliatela

Escola Municipal Octávio Secundino

11/09

Escola Municipal Professor Gil Feres

18/09

Escola Municipal Professor João Paulino Vieira Filho

25/09

Escola Municipal Professora Maria Rosa Martins Cecyn

Escola Municipal Doutor Miranda Couto

*Com informações da Portos do Paraná

Sair da versão mobile