TPAs de Paranaguá participam de reunião em Brasília sobre exclusividade no trabalho portuário


Por Redação
Fenop

Everson Leite de Farias participa de discussões sobre o futuro do trabalho portuário em Brasília. Foto: Prefeitura de Paranaguá

Nos dias 6 e 7 de junho, Brasília foi palco de uma reunião entre as três Federações que representam os trabalhadores portuários. O encontro teve como objetivo principal discutir a exclusividade no trabalho portuário, além de deliberar sobre outras pautas importantes para a categoria.

Entre os temas abordados, destacou-se a possibilidade de retomada de uma greve de seis horas e a atualização de uma ação direta de inconstitucionalidade já ajuizada pela Federação Nacional das Operações Portuárias (Fenop), que busca o fim da exclusividade. Também esteve em pauta a formulação de um plano nacional de luta, com orientações das federações para uma nova greve em âmbito nacional.

Representando a Prefeitura de Paranaguá, o secretário de Trabalho, Emprego e Assuntos Sindicais, Everson Leite de Farias, participou do evento. Ele ressaltou a importância das discussões e a proposta da Fenop de modificar o artigo 40 da Lei 12.815, que regulamenta o trabalho portuário avulso no Brasil.

“Estamos juntos, dando nosso apoio aos trabalhadores portuários avulsos e contribuindo para um verdadeiro debate. O prefeito Marcelo Roque também acompanha toda esta discussão porque os TPA’s entendem que haverá uma precarização do ganho salarial e tudo isso refletirá na economia local”, afirmou o secretário Farias.

O evento em Brasília evidenciou a preocupação das lideranças sindicais e municipais com o futuro dos trabalhadores portuários e os impactos econômicos decorrentes das possíveis mudanças legislativas e movimentos grevistas.

*Com informações da Prefeitura

Sair da versão mobile