Feriado da Independência será “tira-teima” da pré-Operação Verão


Por Publicado 03/09/2021 às 22h01 Atualizado 16/02/2024 às 12h20

Com o planejamento para todo o resto do segundo semestre e também para o período de veraneio, os agentes do Corpo de Bombeiros iniciam no feriado prolongado desta semana as ações de segurança e proteção nas regiões litorâneas. O primeiro grande trabalho após o início da reabertura econômica e social decorrente da pandemia de Covid-19 será nesses cinco dias de folga de trabalhadores e estudantes.

Para esse primeiro evento-teste, pelo menos cinco cidades do litoral contarão com profissionais treinados e que começaram a se preparar para a temporada de maior fluxo. Para o tenente Malaquias, responsável pela comunicação do Corpo de Bombeiros do Litoral do Paraná o feriado do Dia da Independência é um bom teste do que virá na pré-Operação Verão. “A gente vai começar o período de pré-operação agora no feriado e essa ação vai se estender pelos meses de setembro, outubro, novembro e o início de dezembro, quando se inicia oficialmente a Operação Verão. Nesse período prévio, todos os finais de semana nós teremos a Prevenção Aquática. Serão 16 postos de guarda-vidas espalhados entre Pontal do Paraná, Matinhos, Guaratuba, Morretes e na Ilha do Mel, atendendo das 08h30 até as 18h, com os guarda-vidas civis que fizeram o curso conosco em anos anteriores e também com o reforço de guarda-vidas militares vindos da Região Metropolina de Curitiba“, ressalta Malaquias.

Diversão demanda atenção

Em períodos de maior turismo, os chamados de socorros tem sido maiores em regiões como rios e matas nos últimos anos. A situação tem chamado atenção das autoridades que pedem mais cautela e atenção por parte dos cidadãos que estejam passeando. O tenente diz que existem uma série de precauções que podem ser tomadas e que os profissionais estão preparados para auxiliar em eventos ocorrências. “Nós teremos um posto de guarda-vidas na Curva do Félix, em Morretes, que é um local de rio com uma concentração populacional grande nos fins de semana e feriados. Além disso, nós teremos nossas viaturas de patrulhamento tático móvel, que realizarão rondas, tanto nos rios das regiões de Morretes e Antonina, quanto aqui na orla das praias em áreas não supervisionadas por guarda-vidas“, explica Malaquias.

O tenente também aproveita para dar dicas aos exploradores. “Para aquele pessoal que vem fazer trilha ou subir morro, por exemplo, a gente sempre recomenda que caso a pessoa não conheça a área que vai entrar, que ela procure um guia ou alguém que já tenha experiência naquele meio, para que não acabem se colocando em uma situação que eles não conheçam. Vindo para cá sem o mínimo de equipamento necessário, não conhecendo a trilha, o tamanho do desgaste que o ambiente gera no indivíduo. Esses fatores, quando vão se somando, acabam aumentando o risco das pessoas ou grupos não conseguirem sair daquela trilha ou daquele local de uma maneira segura, necessitando do acionamento do Corpo de Bombeiros para auxiliar na retirada“.