Prefeitura de Guaraqueçaba explica descarte irregular de lixo hospitalar que viralizou nas redes


Por Publicado 08/10/2021 Atualizado 16/02/2024

A Prefeitura de Guaraqueçaba divulgou no final da noite desta quinta-feira (8) um comunicado explicando a situação de lixo hospital descartado ao lado da secretaria de Saúde, que é próxima a uma unidade básica de atendimento.

A situação que repercutiu na imprensa e gerou controvérsia entre munícipes, agora também é uma questão de investigação interna, de acordo com o comunicado da gestão da cidade. “A Prefeitura de Guaraqueçaba informa que o Controle Interno do Município oficiou a Secretaria Municipal de Saúde na última segunda-feira (04) por meio
do documento nº 048/2021, visando apurar os fatos e regularizar a situação, antes mesmo da denúncia ter ocorrido nas redes sociais
“, explicam.

Sobre a questão do lixo descartado de forma irregular, o secretário Alcendino Ferreira Barbosa, o Thuca da Saúde, afirma que a razão do ocorrido se deve devido a reforma que está ocorrendo no depósito dos objetos e que todos os produtos estavam lacrados e em conformidade com o meio ambiente. O responsável pela saúde de Guaraqueçaba também afirma que a retirada ocorreria no dia 7 de outubro, situação que aconteceu conforme planejado, já que as imagens que viralizaram nas redes são de antes do prazo para o recolhimento.

Confira a explicação na integra:

“A Secretaria Municipal de Saúde vem esclarecer que em relação ao armazenamento dos resíduos hospitalares, conforme noticiado por uma emissora, que o fato ocorrido resolvido com a retirada e descarte apropriado dos resíduos. Que a situação denunciada seu deu por conta da reforma do espaço destinado ao depósito dos matérias. Que no dia 01/10/2021, visando este fim os resíduos foram condicionados em área externa ao lado da UBS, com todos os volumes lacrados sobre uma placa de PVC, isolando o solo, e com cobertura dupla de lona plástica, preservando o ambiente. Que o armazenamento adequado foi solicitado via ofício ao Hospital Regional de Guaraqueçaba, de forma provisória, e a retirada dos materiais já havia sido requisitada por meio de contratação de empresa especializada, o que ocorreu na data de hoje 07 de outubro”

TESTES DE COVID-19 DESCARTADOS TAMBÉM FORAM CITADOS

Além da explicação que justificava o problema levantado com o material utilizado em hospitais. A prefeitura também esclareceu o que teria ocorrido com os exames para Covid-19 que não foram utilizados e que acabaram parando no lixo junto com o resto dos objetos.

De acordo com a nota, os testes são uma doação enviada a Secretaria Municipal da Saúde devido ao curto prazo para validade. A prefeitura ainda explica que houve testagem em massa no município em razão do pouco tempo para utilizar os exames e que, após a ação para averiguar eventuais casos de contaminações, os testes que sobraram tiveram que ser destacados devido ao fim do prazo de validade. A explicação ainda comenta que não houve gastos com esses produtos já que participaram de doação.

O secretário da Saúde aproveitou para comentar as situações e também para se desculpar por eventuais equívocos que pode ter cometido. “As equipes da secretaria de Saúde tem se esforçado ao máximo para levar saúde e proteção a população, ninguém estava preparado para o caos de saúde mundial causado pela pandemia, procuramos acertar sempre, e, se porventura cometermos erros humanos, certamente serão corrigidos. Importa que permaneçamos unidos e não desistamos“, diz Thuca da Saúde.

Já a prefeita Lilian narrou como soube do incidente. “Eu estava acompanhada do Secretário de Saúde e demais prefeitos do litoral na Secretaria de Estado da Casa Civil, em Curitiba, levando as demandas de nossas cidades quando vi a denúncia em rede social, confesso que fiquei triste porém tranquila pois sabia que as providências já estavam sendo tomadas. Infelizmente não houve tempo hábil para responder alguns veículos de imprensa antes da matéria ser veiculada. Vale ressaltar ainda que na data da publicação, no último dia 6, nossa assessora de imprensa estava em tratamento médico em Curitiba, porém jamais deixaremos de responder tanto a imprensa quando a população. Guaraqueçaba tem sido destaque nacional no sucesso da luta contra a pandemia. Estamos com quase toda a população vacinada e sem óbitos por covid-19 desde 12 de junho; Também estamos desde agosto sem novos casos positivos. O que posso afirmar é que certamente não chegamos a esta marca com má gestão e desperdícios, muito pelo contrário. Seguimos na luta com muita responsabilidade, compromisso e transparência“, explica a chefe do executivo municipal.