Prefeitura de Paranaguá e Senac oferecem 9 cursos gratuitos à população de baixa renda


Por Luiza Rampelotti Publicado 24/07/2022 Atualizado 17/02/2024
senac

A prefeitura de Paranaguá e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), em parceria, ofertarão nove cursos de qualificação profissional gratuitos para a população em situação de vulnerabilidade. São cursos de confeiteiro (300h); cozinheiro (500h); manicure e pedicure (160h); maquiador (160h); cabeleireiro (400h); atendente de farmácia (240h); assistente de tecnologias da informação (200h); assistente administrativo (160h) e assistente de recursos humanos (160h).

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo site www.pr.senac.br. O trabalho conjunto envolveu os esforços da secretária municipal de Gabinete Institucional Amanda Roque e do vereador Welington Frandji (Podemos), que conseguiram com que os recursos de mais de R$ 1.5 milhão do Programa Senac de Gratuidade (PSG) fossem investidos na unidade de Paranaguá.

A verba viabiliza, de forma gratuita, vários cursos de qualificação profissional para a população, gerando oportunidades de desenvolvimento social e financeiro. Não é necessário nenhum investimento, nem com matrícula ou materiais e insumos, é 100% gratuito”, diz Amanda Roque.

O gerente do Senac, Agnaldo Camilo Monteiro, explica que o PSG se trata de um programa que disponibiliza recursos para que a instituição ofereça qualificação profissional gratuita à população de baixa renda das localidades onde está inserida. Segundo ele, podem participar pessoas desempregadas ou que estejam trabalhando, mas que ganhem até dois salários mínimos e meio, e tenham o desejo de se capacitar profissionalmente, mas não tenham condições de pagar.

Desta forma, o Senac oferece, através dessas parcerias com os municípios, cursos para atender a essas pessoas. São cursos com carga horária alta, que se fossem pagos, se tornariam pesados, fazendo falta na economia e renda. Pensando nisso, estamos trabalhando em conjunto com a prefeitura para levarmos mão de obra qualificada para Paranaguá”, diz.

Parceria foi buscada pela secretária de Gabinete Institucional, Amanda Roque. Foto: Prefeitura de Paranaguá


Retomada da economia pós-pandemia


Agnaldo comenta que a verba já é programada pelo Senac, justamente para a disponibilização dos cursos gratuitos. No entanto, com a parceria feita com a prefeitura, o trabalho se torna mais eficiente, uma vez que o Município já tem cadastrado em seus equipamentos sociais, como o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), a população em situação de vulnerabilidade econômica. 

Além disso, a área de abrangência da unidade do Senac em Paranaguá inclui, ainda, as cidades de Guaraqueçaba, Antonina e Morretes. Anualmente, mais de 1.200 pessoas de baixa renda, moradoras desses quatro municípios, são atendidas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial.

Nosso investimento total em cursos gratuitos passa dos R$ 4.5 milhões no Litoral. Nosso intuito é, principalmente, focar na retomada da economia no pós-pandemia. Pensamos nesse pessoal para podermos qualificá-los ao mercado de trabalho ou, até mesmo, para que possam abrir seu próprio negócio”, comenta o gerente.

Ele ainda ressalta que os cursos são 100% gratuitos, sem nenhum tipo de cobrança de taxa de matrícula, material, insumos, roupas, exames médicos e etc. “Caso haja dificuldades para fazer a inscrição pelo site, as pessoas podem procurar o CRAS mais próximo de sua residência ou vir até o Senac, que nós auxiliamos na matrícula”, conclui.

São 9 capacitações com carga horária ampliada; inscrições podem ser feitas no site do Senac. Foto: Prefeitura de Paranaguá