Prefeitura de Pontal do Paraná investe R$ 356 mil na construção da Escola do Surf, em Ipanema


Por Luiza Rampelotti Publicado 13/06/2022 às 21h45 Atualizado 17/02/2024 às 10h34

No ano passado, a prefeitura de Pontal do Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Esporte, Cultura, Lazer e Juventude deu início às aulas de surf gratuitas aos alunos do município. O projeto, chamado Centro Municipal de Surf – Ondas dos Sambaquis, por enquanto, acontece no Grêmio Recreativo do balneário Ipanema.

Com a grande procura pelas aulas, a prefeitura decidiu disponibilizar um espaço físico adequado para a comunidade do surf na cidade. Por isso, em março, deu início ao processo licitatório para a construção da Escola do Surf.

Em abril, a Construtora OCV Ltda assinou o contrato com o Poder Municipal para a realização da obra, cujo valor total é de R$ 356.310,47. A escolinha ficará localizada na praça esportiva Lauro Fusculin, em Ipanema, e deve estar finalizada em outubro deste ano, de acordo com a prefeitura.

O local foi escolhido por sua proximidade com a praia, por volta de 200 metros. A praça Lauro Fusculin já conta com uma estrutura de várias modalidades esportivas”, diz o secretário de Esporte, João Carlos Marcon.

Ele conta que, após finalizado, o prédio contará com uma estrutura com vestiários masculino e feminino, sala de aula para desenvolvimento de aulas teóricas e cursos, sala administrativa e área para guardar os equipamentos.

Segundo o prefeito Rudisney Gimenes Filho (MDB), o Rudão, o objetivo da nova Escola de Surf é atender a toda a comunidade do surf da cidade, além de trabalhar no contra turno das escolas. “Esse espaço vai poder atender todas as nossas crianças e jovens, revelando talentos e incentivando a prática esportiva”, diz.

O secretário João Carlos ressalta a importância do surf para a cidade balneária. “Pontal do Paraná conta com 23 km de praias e está desenvolvendo um projeto para atender as oficinas já em funcionamento de esportes aquáticos, atualmente contando com as modalidades de surf e bodyboard”, comenta.

Pontal do Paraná – polo do surf no Paraná

Ele destaca que, além de benefícios para o corpo, o surf traz benefícios para a menta, como o alívio do estresse e ansiedade, uma vez que o contato com o mar ativa os sentidos e provoca ótimas sensações, além de reequilibrar o organismo com os inúmeros sais e nutrientes presentes na água do mar.

De acordo com ele, a secretaria de Esporte está realizando um planejamento com o objetivo de tornar Pontal do Paraná um polo do surf no Estado. “Além disso, também temos a parte social, que tem o objetivo de buscar a profissionalização dos atletas locais para que possam ter a oportunidade de competir em grandes eventos representando o nosso município”, declara.

Atualmente, o Centro Municipal de Surf – Ondas dos Sambaquis funciona segunda, quarta e sexta-feira, no contraturno escolar. Um dos instrutores, Fernando Celso Mariano, diz que a procura está crescendo rapidamente.

Nesse primeiro momento estamos atendendo crianças e adolescentes de 3 a 16 anos de idade. Porém, nada impede os adultos de participarem. A escolinha é gratuita para moradores do município e o surf é ensinado de forma lúdica e prazerosa, conforme as faixas etárias”, afirma.

Segundo o instrutor, a construção de um prédio para a escolinha de surf é um sonho realizado. “Foram anos e anos lutando, várias gestões, prefeitos e vereadores que nunca deram a mínima para o surf. Até aparecer o prefeito Rudão, que não mediu esforços para tornar tudo isso realidade. Gratidão, essa é a palavra que define tudo isso”, conclui.