Destaques

Prefeitura vai realizar concurso para agentes comunitários de saúde

Por Redação JB Litoral
11/09/2014 20:36 |
Atualizado em 20:36

Na tarde de quarta-feira (10), o prefeito Edison Kersten anunciou, durante reunião com agentes comunitários de saúde do município, a realização de um concurso público para regularizar a contratação destes profissionais no quadro efetivo do município. Os agentes, que atuam no atendimento básico de saúde, estão trabalhando com contratos temporários via teste seletivo, situação que se arrastava há anos sem solução.

O prefeito anunciou, ainda, a prorrogação do prazo do atual contrato, que venceria neste mês, por mais seis meses, até que possa realizar o concurso público e fazer o chamamento dos servidores.

A reunião contou com a presença de dezenas de agentes comunitários, da secretária municipal de Saúde, Terezinha Kersten, do presidente do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde do Estado do Paraná (Sindacs-PR), Luiz Carlos Alves Lara, do vereador e líder do governo na Câmara, Arnaldo Maranhão e técnicos do departamento jurídico e de recursos humanos da Prefeitura de Paranaguá.

De acordo com o prefeito, o prazo para a realização do concurso e chamamento dos profissionais não deve exceder os seis meses da prorrogação contratual. Está em trâmite, na Prefeitura Municipal, a contratação da empresa que realizará o concurso.

“Os agentes de nossa cidade são profissionais altamente comprometidos com a saúde no município e precisamos reconhecer este trabalho”, disse o prefeito Edison durante o encontro.

O presidente do Sindacs-PR, Luiz Lara, salientou “que o assunto tem sido conduzido da melhor forma possível pela administração do prefeito Edison e da Dr.ª Terezinha, que têm demonstrado boa vontade em resolver a questão, desde a primeira conversa. Considero a proposta satisfatória para a categoria”,disse.

Durante a reunião, três representantes dos agentes de saúde foram eleitos para compor uma comissão, juntamente com representantes do poder público, que irão acompanhar a definição dos critérios para o concurso.

“A negociação foi excelente e considero que conseguimos atingir o nosso objetivo. Agradeço o prefeito e à secretária de Saúde que se mostraram bastante abertos à negociação desde o princípio”, disse Francisco Hernandes, um dos agentes eleitos para compor a comissão.

O vereador Arnaldo Maranhão vem atuando como representante dos anseios da categoria e ressaltou “que a reunião foi muito positiva para valorização destes profissionais, que tanto contribuem para o bom funcionamento dos serviços de saúde da cidade”, disse.

Insalubridade

No ano passado, assim que assumiu, o prefeito Edison pôs fim a uma outra injustiça com a categoria e autorizou o pagamento do adicional de insalubridade aos agentes comunitários. O prefeito autorizou, ainda, o pagamento retroativo que não vinha sendo executado pela gestão anterior.