Economia e Emprego

Prêmio Ser Caiçara homenageia destaques do turismo

Por Redação JB Litoral
23/08/2014 13:15 |
Atualizado em 13:15

O Prêmio Ser Caiçara foi entregue durante a abertura do 4º Festival de Turismo Sustentável do Litoral do Paraná, na noite desta quinta-feira, na Associação Banestado de Praia de Leste, em Pontal do Paraná. A honraria reconhece as autoridades e personalidades que trabalham em prol do desenvolvimento turístico e de negócios da região.

Foram premiados o diretor executivo da Adetur Litoral Rafael Andreguetto, a consultora do Sebrae Patrícia Albanez, o próprio Sebrae-PR quanto instituição e a concessionária Ecovia. Outro grande reconhecimento da noite foi entregue a Nelson Uberna, assessor de informações turísticas da Fumtur, com o Título de Sócio Benemérito, pelos anos de serviços prestados ao turismo do Litoral. Os homenageados receberam uma placa esculpida em madeira talhada e um troféu com uma canoa e uma rede simbolizando a pescaria.

Segundo o presidente da Agência de Turismo Sustentável do Litoral do Paraná (Adetur Litoral), essa é uma maneira de homenagear pessoas que não necessariamente são do litoral, mas fazem parte do dia-a-dia dos sete municípios da região. “O prêmio Ser Caiçara é destinado a pessoas que se identificam com as nossas necessidades e, principalmente, trabalham para desenvolver as potencialidades. É o nosso título de cidadão honorário do litoral”, disse.

 

Cerimônia

A cerimônia oficial de lançamento do 4º Festival de Turismo do Litoral do Paraná foi realizada no restaurante da Associação Banestado. Em seu discurso, Adalto Mendes Luders, destacou a importância das conquistas obtidas nessa gestão. “Recentemente, obtivemos conquistas importantes para a região, como a instalação de nossa sede no Palacete Mathias Bohn, prédio histórico localizado na cidade de Paranaguá, berço da civilização paranaense. O espaço foi cedido à Adetur pela Secretaria de Estado do Esporte e Turismo, a quem devemos nossos mais profundos agradecimentos. Da mesma forma, ao Sebrae, pela doação de móveis para instalação da sala de reuniões da Adetur”, afirmou.

A presidente da Paraná Turismo marcou a presença no evento, representando o governador Beto Richa. Ela destacou os investimentos do governo em prol do desenvolvimento do litoral do Paraná. “Estamos fazendo reuniões e oficinas no Festival e esperamos, entre algumas outras conquistas, dar início ao embarque de passageiros no Porto de Paranaguá a partir de 2015 ou 2016”, revelou.

Também discursaram o prefeito de Pontal do Paraná, Edgar Rossi, o presidente do Sindilojas representando o presidente da Fecomércio Darci Piana, Said Omar, e o presidente do Sebare Paranaguá, Gilberto Keserle.

 

Programação

O 4º Festival de Turismo do Litoral do Paraná segue nesta sexta-feira, dia 22, com intensa programação. Entre as novidades do Festival estão a Feira de Imóveis, em que imobiliárias e construtoras farão compra, venda e locação de espaços; a Arena Sabores do Litoral, que vai apresentar seis chefs de cozinha com o melhor da gastronomia local; o Fórum do Turismo Sustentável, com palestras sobre o aproveitamento do turismo náutico e das unidades de conservação; e outras atrações que ainda estão sendo mantidas em sigilo pelos organizadores.

A programação ainda conta com a Mostra Aromas e Olhares que promove o artesanato regional, o Encontro de Negócios Sebrae com orientações para investidores em potencial, a entrega do prêmio Ser Caiçara a autoridades e personalidades que trabalham em prol do desenvolvimento do litoral do Paraná, além de apresentações culturais e artísticas.

 Associação Banestado, na Rua Copacabana, s/n, em Praia de Leste, Pontal do Paraná (PR).