Mesmo com chuva forte, os devotos compareceram. A procissão marítima deste ano reuniu mais de 800 pessoas, segundo estimativa da Capitania dos Portos do Paraná. Foram quase 3 horas de percurso.
Mais de 600 convites foram vendidos nas últimas semanas. Ao todo 25 embarcações estiveram presentes. Dentre elas, as que são oficiais conduziram os devotos, os quais adquiram o convite do evento, e também as particulares, que atraíram mais 200 pessoas.
A imagem foi conduzida por uma embarcação da Capitania dos Portos do Paraná. Estavam presentes o Reitor do Santuário do Rocio, Dirson Gonçalves; o Bispo da Diocese de Paranaguá, Dom Edmar Peron; o Prefeito, Marcelo Roque; e o Comandante da Capitania dos Portos do Paraná, Capitão de Mar e Guerra Rogério Antunes Machado.
O trabalho de organização foi intenso. Toda a parte de segurança da navegação ficou sob os cuidados da Capitania dos Portos do Paraná. “Verificamos todos os barcos que participaram, equipamentos de segurança individual e habilitação de condutores. Tudo isto para que a procissão fosse ainda mais segura”, disse o comandante.
“É uma honra participar desta procissão, também pedimos benção à Mãe do Rocio para a Marinha”, completou o capitão.
A viagem é sempre marcada por muitas manifestações de fé. Todas as embarcações estavam enfeitadas. O grupo de canoagem Moana Litoral também participou da procissão.
Para o Bispo de Paranaguá, Dom Edmar Peron, a procissão representa mais um momento especial para a Festa da Padroeira do Paraná. “Eu acompanhei o período da preparação. Agora percebo uma boa organização, o que não seria muito se o povo não viesse. Então, junto a esta organização, a boa participação devota de quem vem para agradecer e também suplicar à Nossa Senhora resulta nesta bonita Procissão Marítima, que neste ano aconteceu ainda maior”, destacou o líder da Diocese de Paranaguá.
Fonte/Santuário do Rocio