Professora Vandecy é a segunda mulher a assumir como vereadora

por Maisy Pires
08/01/2021 18:06 (Última atualização: 08/01/2021)

Foto: Juliana Leandro

Na tarde desta sexta-feira (8), a professora e ex-secretária municipal de Educação de Paranaguá, Vandecy Dutra, assumiu o cargo de vereadora durante cerimônia realizada na Câmara Municipal de Paranaguá. 

Vandecy disputou as eleições 2020 pelo Partido Progressista (PP) e obteve 739 votos. Ela ficou como primeira suplente e irá ocupar a vaga deixada pelo titular Nilo Monteiro (PP), o qual passou a integrar o Poder Executivo na função de Secretário Municipal de Indústria e Comércio. 

Professora Vandecy é a segunda mulher a assumir como vereadora 2
Vandecy tomou posse nesta sexta-feira (Foto: JB Litoral)

Sendo a segunda mulher no cargo, a professora ressaltou a importância da representatividade feminina. “É um esforço a mais, mas ainda não é o ideal, o ideal seria os 30% ocupados por mulheres. Mas, para mim, é motivo de gratidão e de apoio a Isa (vereadora Isabelle Dias). Nós vamos conseguir pensar em políticas públicas feitas por mulheres para as mulheres, e também na inclusão social. Para mim é uma honra”.

Professora Vandecy é a segunda mulher a assumir como vereadora 3
Dos 19 vereadores, Vandecy e Isabelle são as únicas mulheres (Foto: JB Litoral)

Isabelle parabenizou a professora pela conquista. “Fiquei muito feliz com a chegada de mais uma mulher na Câmara Municipal. Assim, as mulheres terão ainda mais voz e representatividade. Acredito que essa representatividade é um incentivo para que mais mulheres se interessem por política e venham também contribuir dentro do Legislativo. Deixo meus parabéns a Vandecy e que Deus a abençoe nessa nova caminhada”.

Educação 

Tendo a educação como a principal bandeira, a atual vereadora diz que o sonho de uma cidade educadora foi ampliado. “Quando nós pensamos em educação, pensamos em educação para todos, ou seja, inclusiva, para jovens e adultos e, além de tudo, sempre sonhamos com uma cidade educadora e agora, estando na Câmara, ampliamos esse sonho”. 

Fiscalização 

Saindo do poder Executivo para o Legislativo, ela falou sobre o trabalho de fiscalização. “Fiscalizar é a minha bandeira antes mesmo de ser secretária de Educação. Eu sou de movimento social, participei do conselho do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica do Estado). Ao trabalhar no Executivo, fui a fundo saber o que é um orçamento, processos licitatórios. Enfim, é muito mais fácil saber de fato onde fiscalizar do que divagar sobre fiscalização”, ressaltou a vereadora. 

Portas abertas 

Vandecy salientou que trabalhará em conjunto com a comunidade. “A casa sempre esteve aberta, pois sempre garanti uma educação discutida porque quando se fala em educação para todos, há um lema da educação especial que diz assim: ‘nada sobre nós sem nós’. Como irei propor uma política para determinado bairro sem discutir com as comunidades? Por isso, já tenho uma agenda de reuniões com esse pessoal para poder começar a fazer essas políticas”. 

Quem é Vandecy Dutra 

Aliadas as funções de professora, ex-secretária de Educação, representante da Undime no Conselho do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) do Estado, integrante da diretoria da Undime Paraná (União do Dirigentes Municipais de Educação), Vandecy Dutra é mãe dos jovens Bruno e Talles, esposa e dona de casa.

Matérias relacionadas

1 Comentário
Inline Feedbacks
View all comments