Destaques

Profissionais definirão homenageado entre personalidade ativa ou in memoriam

Por Redação JB Litoral
24/07/2014 00:00 |
Atualizado em 00:00

No mês de agosto, diversas novidades marcarão a escolha dos melhores do ano que receberão o Troféu Imprensa de Paranaguá 2014, no tradicional evento de reconhecimento, promovido e organizado pelo Jornal dos Bairros há oito anos na cidade.

Nesta oitava edição, os profissionais de imprensa terão a difícil missão de, antes da escolha dos melhores, a definição de quem será o homenageado que dará nome ao troféu este ano que, em 2013, levou o nome do empresário Joel Moreira Bonzato.

Para votação dos profissionais de imprensa, este ano, pela primeira vez personalidades de comunicação que ainda estão em atividade, apesar de alguns estarem aposentados, serão colocados para apreciação, juntamente com aqueles que já partiram.

Entre os que estão em atividade, serão opções de escolha os radialistas Mário Mikosz, Celso Chichorro de Oliveira e Amilton Aquim. Nas homenagens in memoriam as opções de escolha serão o radialista Ludovico Mikosz e Eros Gutierres. Caberá aos profissionais de imprensa escolher, entre as cinco opções, quem dará o nome ao Troféu Imprensa de Paranaguá 2014, no jantar para votação e eleição dos melhores do ano que acontecerá em agosto.

Indicados

Entre os indicados em atividade, está o radialista Amilton Aquim que começou a carreira no dia 25 de março de 1955 na Rádio Difusora de Paranaguá, onde permaneceu até o ano de 1965, data e ano que a direção da emissora passou para Padres Redentoristas. Além da Rádio Difusora, Amilton Aqui atuou i de 1955 até 1997, nas rádios FM, Ilha do Mel e Litoral Sul. Em Antonina fez parte nas rádios Antoninense e Serra do Mar. Ele também colaboreu com os jornais Diário do Comércio, Imparcial, Voz do Povo e, atualmente colabora com o jornal O Panorama. Em Curitiba atuou nas rádios Guairacá, PRB2 Clube, Independência, Cultura e Marumbi e atuou ainda nos jornais Paraná Esportivo, Diário da Tarde, Tribuna do Paraná.

Outros dois indicados também atuam na rádio Difusora de Paranaguá, os comunicadores Celso Chichorro de Oliveira e Mário Mikosz. Por sua vez, dos indicados “in memoriam”, um deles atuou também por muitos anos na Rádio Difusora de Paranaguá, Ludovico Mikosz, que passou pela rádio Colombo de Curitiba e faleceu no dia 7 de setembro de 2008, depois de passar mal justamente no estúdio da rádio, segundo um relato emocionado do amigo e também radialista Donato Ramos. “Ele participou ao vivo do último programa do amigo Mozart de Moura na Difusora, se emocionou muito ao entrar no estúdio e saiu de lá sentindo-se mal. Conseguiu dirigir até em casa, levamos ele para o PS mas nada pode ser feito”, postou o radialista que foi companheiro de Ludovico na rádio Colombo.

Outro indicado é o jornalista Eros Gutierrez, pai do vereador Márcio Aurelio Vieira da Costa e do sindicalista e carnavalesco Fabiano Honorato Gutierrez. O jornalista que atuou nos tradicionais jornais da cidade, onde dois redator e colunista dos jornais O Imparcial, Diário do Comércio, e Correio de Notícias. Foi ainda colunista dos jornais, Impacto e da Revista O Itiberê. Atuou como comentarista na rádio Difusora de Paranaguá e na Serra do Mar.