Programa Bolsa Qualificação Cultural abre edital de vagas remanescentes


Por Carla Nagibe Publicado 23/12/2021 às 09h04 Atualizado 16/02/2024 às 22h12

O Programa Bolsa Qualificação Cultural é oferecido pela Secretaria Estadual da Comunicação Social e da Cultura e oriundo de recursos da Lei Aldir Blanc. Na primeira edição foram disponibilizadas através do programa 12 mil bolsas para trabalhadores e trabalhadoras da área cultural, bem como para os povos de comunidades tradicionais de todo o Estado do Paraná. Uma parceria de operacionalização entre a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e Técnicos de Referência de Cultura Municipal deram suporte para os que foram selecionados na primeira etapa.

Segunda chamada

Entre 7 de dezembro e 9 de janeiro de 2022 estão abertas as inscrições para quem perdeu o prazo ou teve a sua inscrição indeferida na primeira edição do programa. As vagas são disponibilizadas em segmentos pertencentes ao setor artístico cultural. No total o participante recebe ao concluir o curso R$ 3 mil, distribuídos em três módulos de R$ 1 mil cada.

A segunda chamada disponibilizará 3.738 vagas para pessoas físicas, fazedoras de cultura no estado do Paraná e que não participaram da primeira edição. Confira no link AQUI as vagas por cidade dessa nova edição.

Pontal do Paraná preencheu todas as vagas na primeira edição

Pontal do Paraná conseguiu preencher na primeira chamada todas as vagas disponibilizadas para o município, especialmente com a comunidade indígena local. O trabalho foi intenso e contou com o esforço do setor da cultura para que todos os módulos do curso fossem realizados com sucesso.

Visita a comunidade Indígena de Shangri-lá com as duas Funcionárias da UEPG responsáveis pela Bolsa Qualificação no Litoral do Paraná. Foto: Fernanda Mossanik da Silva Persegona

Fico feliz em participar como Técnica de Referência Municipal do Bolsa Qualificação e poder ser um elo entre a Casa da Cultura de Pontal e uma Universidade tão renomada quanto a UEPG. Tenho a certeza de que é a primeira vez que as comunidades indígenas tiveram a oportunidade de se capacitar através de um curso online em uma Universidade e receber um recurso exclusivamente para esse fim. Pontal do Paraná teve 27 vagas e todas foram deferidas na primeira edição do programa.” Fernanda Mossanik da Silva Persegona, Diretora de Cultura e Presidente do Conselho Municipal de Cultura de Pontal do Paraná