Programa de controle do tabagismo começa em Paranaguá

Primeiro grupo montado está na Unidade de Saúde da Vila do Povo

por Redação JB Litoral
18/10/2014 09:00 (Última atualização: 18/10/2014)

NULL

A Prefeitura de Paranaguá, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, está promovendo um programa de controle do tabagismo. O primeiro passo foi a capacitação de dois profissionais, depois a capacitação de médicos e enfermeiros do município e agora a primeira equipe está atuando na unidade de saúde da Vila do Povo.

As pessoas que estão enfrentando dificuldades em parar de fumar, mas querem largar o vício, agora tem nos agentes de saúde e médicos do programa Estratégia Saúde da Família (ESF) uma ajuda a mais com a ação de controle do tabagismo.

Esta é mais uma ação da atual administração Edison Kersten com ação de saúde pública para quem mais precisa em parceria com a Regional de Saúde e sua diretora, a enfermeira Ilda Natsuko Nagafuti.

De acordo com a coordenadora do ESF, Mariana França, em torno de vinte pessoas participaram da primeira oficina realizada na unidade. “Eles demonstraram interesse em parar de fumar e procuraram ajuda”, lembrou o procedimento.

CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

A secretária Municipal de Saúde de Paranaguá, Dra. Terezinha Kersten, lembra que o programa de Combate ao Tabagismo será implantado em oito unidades da cidade que são: Ilha dos Valadares, Jardim Araçá, Vila Guarani, Serraria do Rocha, Jardim Iguaçu, Vila Guarani e Alexandra, além da própria unidade da Vila do Povo onde foi implantada recentemente.

O objetivo é realizar reuniões semanais no primeiro mês. Nestas reuniões, as pessoas receberão orientações técnicas que auxiliarão na mudança de comportamento na luta para parar de fumar.

Medicamentos
Quem se enquadra no perfil do dependente de nicotina, poderá receber medicamentos como adesivos de nicotina e comprimidos. Precisará de medicamento o fumante que consome mais de uma carteira por dia, que fuma nas primeiras horas da manhã, que não consegue viver sem o cigarro, que precisa fumar para começar a trabalhar, por exemplo.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments