Programa Mulheres de Fé discute violência de gênero e saúde da mulher
O programa “Mulheres de Fé”, idealizado pela Secretaria Municipal da Mulher (Semmu), foi lançado na última semana com objetivo de reunir mulheres de diferentes origens e crenças para discutir sobre violência contra a mulher e promover a saúde feminina.
A abertura do programa foi marcada por uma reunião junto às mulheres da igreja Assembleia de Deus, que uniu membros de diversas idades e trajetórias, demonstrando a força da união e da solidariedade feminina.
O evento de abertura contou com a presença da deputada Marilei de Souza Lima (Republicanos), a Cantora Mara Lima, além de outras líderes religiosas, que destacaram a importância de unir forças para combater a violência de gênero e o feminicídio.
Neste ano, o Paraná despontou em terceiro lugar do país com maior número de mortes de mulheres. Até setembro, 106 foram assassinadas, conforme o relatório do Monitor de Feminicídios no Brasil, elaborado pelo Laboratório de Estudos de Feminicídio (Lesfem) da Universidade Estadual de Londrina (UEL).
A secretária da Mulher, Vandecy Dutra, falou sobre a importância das mulheres se unirem em prol dos objetivos em comum.
“O programa ‘Mulheres de Fé’ não é apenas um nome, é uma esperança de que as mulheres possam ter um espaço seguro para compartilhar suas histórias, receber apoio mútuo e trabalhar juntas em direção a um futuro mais igualitário“, destaca a secretária ao JB Litoral.
Vandecy ainda agradeceu ao apoio das líderes e da deputada que marcou presença no evento. “Poder contar com líderes comprometidas é fundamental para o sucesso deste programa. Vamos fazer a diferença, construir um mundo onde todas as mulheres vivam com dignidade, segurança e saúde. Unidos, com fé e determinação, podemos realizar grandes transformações“, acrescenta.
Além de abordar a questão da violência de gênero, o programa “Mulheres de Fé” também se dedica à promoção da saúde feminina. Um dos principais focos é conscientizar as mulheres sobre a importância dos exames de rotina, com ênfase na detecção precoce do câncer de mama.
*Com informações da Prefeitura de Paranaguá