Programa que visa investir e incentivar negócios socioambientais chega em Paranaguá


Por Denise Becker Publicado 15/08/2022 Atualizado 17/02/2024

Paranaguá é uma das seis cidades escolhidas no Brasil pela Coalizão pelo Impacto, iniciativa que visa fomentar, por meio de apoio técnico e financeiro, negócios que se propõem a solucionar problemas ambientais e sociais na região. Até 2026, serão aportados R$ 29 milhões para desenvolver, simultaneamente, em parceria com organizações locais, seis ecossistemas de impacto em cidades das cinco regiões do Brasil, com projeção de apoiar até 600 negócios. As demais cidades envolvidas são Belém (PA), Brasília (DF), Campinas (SP), Fortaleza (CE) e Porto Alegre (RS).

O lançamento da Coalizão pelo Impacto em Paranaguá está marcado para quinta-feira (18), às 14 horas, no Hotel Camboa, no Centro Histórico da cidade. O evento é aberto e gratuito a empreendedores e organizações interessadas. Para participar do evento é necessário se inscrever gratuitamente no site do evento.

“Mesmo sendo a menor cidade entre as demais escolhidas, Paranaguá é um potencial celeiro de iniciativas voltadas ao desenvolvimento socioeconômico local, pautadas em conservação da natureza, que é uma vocação regional. O modelo de negócios de impacto pode ser complementar às políticas públicas e às atividades filantrópicas na solução de problemas sociais e ambientais. Para isso, porém, os empreendedores necessitam de apoio até que alcancem um patamar econômico sustentável, que entregue impactos positivos mensuráveis”, explica Guilherme Karam, gerente de Economia da Biodiversidade na Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, instituição parceira da iniciativa.

Na ocasião, empreendedores do Paraná com iniciativas já consolidadas também apresentarão suas experiências. Entre os cases estão o “Olha o Peixe!”, serviço de entrega de produtos da pesca artesanal que aproxima produtor e consumidor, fortalecendo as comunidades pesqueiras e o consumo consciente; e o “Banamel”, que promove o reaproveitamento da banana produzida em sistemas agroflorestais na produção de alimentos e ingredientes.

“Mesmo sendo a menor cidade entre as demais escolhidas, Paranaguá é um potencial celeiro de iniciativas voltadas ao desenvolvimento socioeconômico local”, explica Guilherme Karam. Foto: Diogo Monteiro/JB Litoral

“O objetivo é estruturar um ecossistema com organizações dinamizadoras – como instituições de apoio ao empreendedorismo, universidades, incubadoras e aceleradoras –, dados e recursos para apoiar empreendedores, aumentando suas chances de sucesso e conexão com investidores e clientes”, destaca Karam.

Um mapeamento realizado pela Fundação Grupo Boticário identificou 177 negócios de impacto ambiental na Grande Reserva Mata Atlântica, maior contínuo remanescente do bioma no país, no qual Paranaguá está inserida. Desses empreendimentos, 71% encontravam-se entre as fases de ideação e organização do negócio, sendo apenas 18% sustentáveis financeiramente. “São empreendimentos com grande potencial, mas ainda frágeis, com alta demanda de apoio em planejamento estratégico, validação de modelo de negócio e investimento externo para avançar”, reforça.

Segundo Fernanda Bombardi, gerente executiva do Instituto de Cidadania Empresarial (ICE), e coordenadora da Coalizão, o país enfrenta desafios socioculturais e ambientais complexos, com consequências que recaem sobre a população. “Unir forças é o que transforma e, por isso, estamos engajados em oferecer apoio técnico e financeiro adequado aos que empreendem com esse propósito, em cada etapa de sua jornada. Ao fazer isso, temos mais e melhores negócios de impacto, assim como recursos direcionados para resolver problemas sociais e ambientais”, afirma.

Uma das iniciativas que a Fundação Grupo Boticário já desenvolve na região de Paranaguá é o Programa Natureza Empreendedora na Grande Reserva Mata Atlântica, com execução técnica do Sebrae-PR, acelerando negócios com impacto ambiental positivo. O programa Territórios Regenerativos, em parceria com Trê e Parsifal 21, é outra ação, voltada ao desenvolvimento de soluções financeiras para os empreendedores e a prepará-los para receber investimentos.

A Coalizão pelo Impacto é uma correalização do ICE, Instituto Helda Gerdau, Instituto Humanize e Somos Um, com a parceria estratégica da Fundação Grupo Boticário, Cosan, Fundação FEAC, Instituto Sabin, RaiaDrogasil e Fundação Educar DPaschoal.

*Com informações da Assessoria de Imprensa