Projeto Meu Campinho é entregue para a população com homenagem a figuras emblemáticas


Por Marinna Prota Publicado 29/07/2021 às 15h36 Atualizado 16/02/2024 às 08h40

Pensado em 2019, o projeto “Meu Campinho”, idealizado pela prefeitura de Paranaguá e a Secretaria Municipal de Esportes, trouxe uma nova forma de promover as mais variadas modalidades de desportos na cidade. Com um investimento de milhares de reais, a administração pública conseguiu tirar o projeto do papel, mas antes de inaugurar as quadras, pensou em homenagens justas a personalidades que fizeram o bem para a cidade.

A primeira quadra, com gramado sintético e uma estrutura que será utilizada por associações das mais diversas modalidades esportivas, inaugurada pelo prefeito Marcelo Roque (Podemos), na semana do aniversário da cidade, foi no Aeroparque. O homenageado foi uma das pessoas que atuou com afinco no combate às drogas e em campanhas para poder mostrar aos jovens que o caminho do consumo de entorpecentes pode tirar um futuro promissor das crianças.

Sargento contra as drogas

Homenagem ao sargento Álvaro foi feita na quadra do Aeroparque

Álvaro Domingues Neto, o sargento aposentado e ex-vereador, faleceu por conta da Covid-19, no início do ano. Representado pela família, a honraria deixou a filha emocionada por tudo o que foi dito e relembrado do trabalho do pai. “Ele foi um avô, sogro, pai, irmão espetacular e ainda dói muito e nos faz muita falta. Tudo que ele fazia era pensando nas pessoas, porque ele sempre foi alguém do bem. Agradeço em nome da família Garcia e Domingues a homenagem”, disse Isabelle Domingues.

“Bagrinho de Ouro”

Outro nome conhecido da população e no Jardim Alvorada, José Delphim, que foi presidente do Clube Atlético Seleto, também ganhou um espaço com seu nome no projeto Meu Campinho. “Meu avô era apaixonado por Paranaguá, sempre muito envolvido com a cidade, com o esporte, com a política. Ficamos muito felizes quando soubemos da homenagem a ele e agradecemos por ela porque realmente ele sempre foi um representante de Paranaguá”, destacou José Miguel Pereira, neto do homenageado.

Craque do Leão da Estradinha e Seleto

Familiares se emocionaram ao receber homenagem póstuma para Piró

Como único time de futebol profissional ativo, o Rio Branco é uma das entidades que mais representa o esporte da cidade no Paraná e, agora, no Brasil. Com a oportunidade de eternizar o nome de um atleta, que ficou conhecido não só pela habilidade, mas pela simpatia, a administração pública homenageou Ruy Fernando da Silva Câmara, mais conhecido como Piró. Apesar de muitos parnanguaras o terem na lembrança, sua morte precoce ocorreu há 25 anos, em um acidente de carro.

Com 43 anos de vida, Piró, jogou futebol profissionalmente no Seleto e Rio Branco. Após encerrar sua carreira no esporte, tornou-se um dos nomes mais expressivos do futebol de salão de Paranaguá, a ponto de ser lembrado décadas depois e representar o bairro da Costeira no projeto Meu Campinho da região. Muito emocionada, no momento da inauguração, a filha chorou ao lembrar do pai. “A gente recebeu a notícia de uma forma muito carinhosa, depois de 25 anos de o pai ter falecido, a gente ter essa homenagem, do nome dele ser lembrado, em algo que ele gostava tanto que era o esporte. Enquanto estava vivo ele sempre gostou e estimulou isso, tanto para as pessoas em volta quanto para a gente. Acho que não tinha um lugar melhor para colocar o nome dele, do que um espaço para estimular o esporte, para que as crianças usem o tempo delas para a prática de esporte”, disse Fernanda Cristina Possas Câmara.

O que é o “Meu Campinho”?

Projetado para trazer espaços descentralizados nos bairros e proporcionar a inclusão de crianças e adolescentes em um ambiente de prática esportiva, o projeto Meu Campinho surgiu por intermédio de ideias da administração pública. “O esporte tem a função de dar alegria e saúde, e exercitar-se é algo muito importante para uma vida mais saudável. Estamos fazendo o projeto Meu Campinho por toda Paranaguá e felizes por poder proporcionar esses espaços importantes para toda a família. No Aeroparque, a homenagem ao sargento Álvaro, que fez muito pela comunidade e no Jardim Alvorada o Delphim que também foi uma pessoa muito importante para Paranaguá”, detalha o prefeito Marcelo Roque.

Os espaços contam com campo Society, revitalização de praça com calçamento, lixeira, banco e iluminação em LED. O campo e a praça são integrados. “A Semma continua com o projeto Meu Campinho de forma descentralizada, levando um ponto de encontro, de esporte e lazer para as famílias em parceria com a Secretaria de Esportes. Percebemos, neste momento de pandemia, a falta que faz esses encontros de lazer com os amigos e familiares e o Meu Campinho é um local seguro e agradável. Esse é o intuito do projeto e vemos o quanto isso é importante para a saúde das pessoas”, ressalta o secretário municipal de Meio Ambiente, Vinícius Higashi.

“Investimento no esporte e lazer das famílias é sinônimo de saúde. Logo teremos 12 espaços inaugurados e outros ainda serão preparados, descentralizando essas atividades ao levar o projeto aos bairros. São várias atividades físicas que podem e serão realizadas nesses locais”, salienta o secretário municipal de Esportes, Helton Ambrósio.

Ao todo, 19 associações receberam verbas públicas para promoverem o esporte, nas doze regiões contempladas. Sendo assim, a perspectiva é de que a população, carente ou não, possa usufruir dos espaços e diminuir os gastos com saúde pública, o que, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), se converte a cada R$ 1 investido no esporte R$ 3 são economizados com tratamentos.