Destaques

Projeto social promove viagens de trem para crianças em vulnerabilidade social

Por Redação JB Litoral
05/08/2014 23:00 |
Atualizado em 23:00

No dia 1º cerca de 50 crianças de Curitiba viajaram de trem da capital paranaense até a cidade de Morretes. A atividade foi organizada pelo Instituto Pró-Cidadania (IPCC), em parceria com a empresa Serra Verde Express. As crianças que viajaram até o litoral apresentam situação de risco e de vulnerabilidade social. Trata-se de uma iniciativa para oferecer uma atividade de lazer e educativa aos estudantes, para que conheçam um pouco mais do meio ambiente e da história do Paraná. 

Os alunos que realizaram o passeio possuem idade de 5 a 12 anos, e residem no Lar Dona Nenê, uma instituição social do bairro do Xaxim em Curitiba. Além da viagem, as crianças fizeram um passeio por Morretes, conhecendo a história e o meio ambiente do município. “As crianças saem do ambiente em que estão acostumadas para um dia de sonho. Tudo é novo e bonito, aprendem muito e ficam curiosas para buscar ainda mais”, afirmou o supervisor de ação social do IPCC, Rodolfo Schneider.
Ainda de acordo com Neira Carmem Araújo da Silva, diretora do Lar do Nenê, o passeio é uma experiência extraordinária e única para as crianças da instituição, que possui, além do valor recreativo, uma importância educacional e ambiental. “Eles ficaram maravilhados com a Mata Atlântica e os animais que vivem nela”, acrescentou Neira.
O IPCC, responsável pela parceria com a Serra Verde Express e de promover o passeio para as crianças, é uma associação civil sem fins lucrativos, com 30 anos de existência, com foco na “área da ação social e promove através de projetos na área de educação, esporte, cultura e saúde, a inclusão digital e o resgate da cidadania de famílias de Curitiba que se encontram em situação de risco e vulnerabilidade social”, declara a assessoria.

*Com informações da assessoria da Prefeitura Municipal de Curitiba.