Quase saindo do papel, recuperação da orla de Matinhos favorece a prática do surf


Por Luiza Rampelotti Publicado 20/05/2021 às 17h23 Atualizado 16/02/2024 às 02h45

Por Luiza Rampelotti

A recuperação da orla de Matinhos é um sonho para muitos matinhenses e está prestes a se tornar realidade. As obras, que serão realizadas pelo governo do Estado, estão entrando em fase de licitação. 

O projeto abrange oito quilômetros de extensão, do Morro do Boi até o Balneário Saint Ettiene, e compreende os serviços de engorda da faixa de praia por meio de aterro hidráulico, estruturas marítimas semirrígidas, canais de macrodrenagem, redes de microdrenagem, revitalização urbanística da orla marítima, bem como a pavimentação e a recuperação das vias.

As obras serão realizadas em duas etapas. A primeira está prevista para ser iniciada no próximo semestre, e contará com investimentos de R$ 397,2 milhões. Nessa fase, as intervenções acontecerão em um trecho de 6,3 quilômetros, do Morro do Boi até o Balneário Flórida, e visam mitigar os efeitos provocados pela erosão marinha e contribuir para o controle de enchentes na região.

Entre outras ações, acontecerá a implantação de estruturas de contenção das cheias provocadas pela maré alta. Serão instalados dois guias correntes, dois headlands e um espigão, além de equipamentos urbanos, ciclovia, pista de caminhada e corrida, pista de acessibilidade, revitalização de ruas e calçadas, passarelas para acesso à praia e paisagismo com árvores nativas. A previsão é de que o trabalho leve 32 meses.

Para o secretário municipal de Turismo, Evandro Araújo, a recuperação da orla impactará de forma importante no embelezamento das praias da cidade e, junto com os projetos de micro e macrodrenagem, dará ao município melhores condições de desenvolvimento do turismo. “O projeto tende a garantir as condições de balneabilidade que tornam nosso litoral um dos melhores destinos para quem quer fazer uso das águas limpas e despoluídas”, diz.

À espera da onda perfeita

A conclusão dessa primeira etapa irá alegrar muito os surfistas que praticam surf no pico de Matinhos. Isso porque as estruturas de contenção das cheias, que serão preenchidas com areia da própria praia, propiciarão que as ondas se quebrem de forma diferenciada, segundo o surfista Sanderson Trevisan.

As mudanças propostas pelo Governo do Estado no projeto de recuperação a Orla de Matinhos vão ter interferência na prática do surf. – Foto: Surfista local

Morador de Matinhos, atleta profissional de bodyboarding e gestor do esporte por formação, Trevisan, de 41 anos, afirma que a expectativa é de que o esporte seja beneficiado com as novas estruturas. “Quem pratica o esporte, sabe que onde se acumula areia é também onde a onda quebra de maneira diferenciada e especial. Por conta disso, a probabilidade de melhorar a onda do pico, que já é considerada uma das melhores do Brasil, é bastante grande”, diz.

O atleta compete em diversos países e tem a expectativa de que Matinhos venha a ser comparada a locais que são referências mundiais em ondas. Além disso, ele conta que a sugestão para a realização das estruturas foi dada pelos próprios moradores.

“Nossa preocupação, principalmente quanto aos surfistas locais, era de que as intervenções pudessem prejudicar o tamanho e a qualidade das ondas, mas tivemos abertura para oferecer contribuições e tirar as dúvidas. Nossa praia está bastante quebrada por causa da erosão, então essa foi a principal sugestão que demos, com relação às estruturas na parte dos balneários”, revela.

Obras devem ser concluídas em 2025

Trevisan também destaca que os moradores contribuíram com sugestões para a entrada de barcos de pesca, para que tanto os surfistas quanto os pescadores tenham segurança.

A primeira fase das obras de recuperação da orla deve terminar em dois anos e meio após o seu início. Já a segunda etapa, que ainda depende de trâmites anteriores à licitação, deve acontecer em um trecho de 1,7 quilômetros, do Balneário Flórida até o Balneário Saint Ettiene, com investimentos de R$ 126 milhões. A expectativa é de terminar o projeto todo até 2025.

O secretário de turismo de Matinhos, Evandro, comenta que a administração municipal também está fazendo a sua parte. “Hoje, trabalhamos em um plano de turismo que visa o desenvolvimento sustentável de nossa região, investindo em qualificação profissional, melhorias nas condições de investimento para os empreendedores e estruturação de grandes projetos. Estamos apostando no trabalho e no povo matinhense para colocar o município no mapa do turismo brasileiro”, conclui.