Que venha a cultura oriental de souvenir!

por Redação JB Litoral
06/04/2015 13:00 (Última atualização: 06/04/2015)

Desde ontem a Prefeitura de Paranaguá está nas mãos do vereador Jozias de Oliveira Ramos (PDT) que troca de poder e assume o Executivo por 16 dias, durante a viagem de Kersten ao Japão. 

O prefeito se une a comitiva do Paraná com representantes de vários setores que terá agenda intensa no país do sol nascente, por conta da comemoração de 120 anos de Tratado de Amizade Brasil – Japão de Comércio e Navegação.

A exemplo do que aconteceu em 2011 quando o prefeito José Baka Filho (PDT) viveu agenda semelhante, por conta das comemorações dos 100 anos da imigração japonesa ao Brasil ocorrida em 2008, o resultado prático da viagem foi a construção da escola municipal Parque Awaji, que se tornou num grande desperdício de recursos públicos e um descaso com a comemoração do IMIN 100.

O recanto e corredor criado aos monumentos feitos para marcar a data foi praticamente sucateado, pichado e, por conseguinte, abandonado.
Desta vez, Kersten viaja para um país onde a cultura da limpeza e educação são pilares básicos da administração pública. E, mesmo sem conhecer qualquer uma das cidades, não tenho dúvida que o prefeito não verá acúmulo de lixo e entulhos nas ruas, bocas de lobo entupidas, caçambas coletoras de lixo transbordando, escolas públicas com calçada e pontos de parada de ônibus tomados de mato e outras com paredes que se confundem com a sujeira, vidros quebrados e visão que mais parece o rescaldo da bomba atômica de Hiroshima e Nagasaki.

CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

O bom desta viagem é que o prefeito verá como os japoneses cuidam de sua gente e de suas cidades, o zelo, o cuidado e a maneira correta de usar os recursos públicos. É justamente esta visão e lembrança que esperamos que a comitiva parnanguara nos traga como souvenir.

Precisamos investir menos na desculpa e na justificativa para intensificar a busca pela solução dos problemas. Falta de recursos, equipamentos e maquinários, burocracia de licitação e competência de responsabilidade não podem mais penalizar a cidade e tampouco o cidadão. É preciso acabar com a política da gambiarra administrativa.

E nessas duas semanas Jozias terá novamente a oportunidade de mostrar o que pode fazer no Executivo. É pouco o tempo, mas 16 dias de uma cidade limpa, já é um ótimo presente pós Páscoa aos parnanguaras.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments