Rede Feminina de Combate ao Câncer inicia atividades sobre Outubro Rosa


Por Diogo Monteiro Publicado 01/10/2021 às 16h34 Atualizado 16/02/2024 às 14h55

O mês de outubro, além de marcar a chegada do fim do ano, traz também uma cor de atenção e alerta para as mulheres do mundo inteiro: o rosa. A Rede Feminina de Combate ao Câncer (RFCC), realizou uma ação na tarde desta sexta-feira (1), com o tema “Em outubro, vista-se de rosa e amor! Previna o câncer de mama”, no estacionamento do Muffato Max, em Paranaguá.

Durante o dia, foram entregues aos clientes um laço rosa, objeto que se tornou símbolo da campanha de prevenção, e um folder contendo diversas informações sobre os cuidados e a forma de identificar de forma precoce algum sinal inicial da doença.

Segundo a voluntaria Mariana França Coelho, essa primeira ação serve para orientar e alertar a população sobre os cuidados e a conscientização de manter os exames médicos em dia para prevenir o câncer. “A prevenção é a melhor forma de combatermos o câncer e quanto mais cedo ele é descoberto, maior é a chance de vida da paciente. E por isso estamos realizando a entrega de um laço rosa e um panfleto que traz diversas informações relacionadas a doença”, cita a voluntária.

A rede atua durante o ano todo promovendo atendimentos as famílias, mulheres e homens que são diagnosticados com o câncer, e para conseguir atender e auxiliar os pacientes a rede feminina realiza diversas atividades. “Nós somos uma instituição que ajuda e faz assistência as famílias carentes que estejam em tratamento independente do tipo de câncer, do sexo da pessoa e da idade, desde a criança com leucemia ao homem com câncer de garganta, intestino e próstata. Nosso trabalho é anual e nesse mês intensificamos as nossas ações, por ser o outubro rosa uma campanha mundial”, destaca Mariana.

Os eventos promovidos pela Rede Feminina de Combate ao Câncer podem ser acompanhados pela página do Facebook da instituição. Quem quiser realizar doações de roupas, cestas básicas e outros itens poderá utilizar a página para entrar em contato com as voluntárias. “Importante lembrar que para realizar essa ajuda, nós contamos com a colaboração da comunidade e quem quiser realizar alguma doação física poder entrar em contato com a rede no Facebook e no Instagram”.

Quem precisar ser acompanhado pelas voluntárias deverá realizar um cadastro inicial e portar o atestado médico ou comprovante que esteja em consulta, documento original com foto. A pessoa deve comparecer na sede da instituição que fica na Rua Maneco Viana, 1662 – Vila Horizonte, em frente ao Colégio Anchieta em Paranaguá.