Rede municipal oferece terapias integrativas à população de Guaratuba


Por Denise Becker Publicado 09/08/2022 às 11h55 Atualizado 17/02/2024 às 14h48

Começa no sábado (13) a “Semana de Terapias Integrativas: Cultura da Paz”, no município de Guaratuba. A abertura está marcada para às 9h, com a entrega da Bandeira da Paz, meditação coletiva e a presença da instituição Mãos Sem Fronteiras, organização especializada em técnicas terapêuticas. O terminal turístico e a Casa da Cultura foram os locais escolhidos para abrigar as atividades, que se estendem até o domingo (14).

Nos dois dias, o público pode se dirigir até o terminal turístico para receber atendimento gratuito com demonstração de terapias, das 9h às 17h. Inclusive, até os animais de estimação poderão ser atendidos.

Para quem deseja se aprofundar na história das terapias integrativas ou apenas conhecer as técnicas, haverá uma exposição no piso superior da Casa da Cultura. Já no piso térreo, estão previstas apresentações de danças. As atividades do fim de semana acontecem das 9h às 17h no sábado e domingo.

A Semana de Terapias Integrativas é uma realização da Associação de Práticas Integrativas Terapêuticas de Guaratuba, com apoio da Prefeitura, Secretaria Municipal da Cultura e do Turismo.

Desde 2020, a pandemia de Covid-19 levou 61% dos brasileiros a buscar terapias alternativas como recurso complementar de cuidados em saúde mental, doenças emocionais e alivio de estresse, além de complementar tratamentos de outras doenças, como câncer por exemplo. Os dados são da pesquisa “PICCovid – Uso de Práticas Integrativas e Complementares no Contexto da Covid-19”.

O que são terapias integrativas?

Terapias integrativas para promover o autocuidado e a autocura são habilidades profissionais em ascensão em um mundo pós-pandêmico e estão de acordo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), em especial, o ODS -3 voltado para a saúde e bem-estar. 

Por conta desse cenário de adoecimento da população agravado com a pandemia, a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda intensificar o apoio à saúde integrativa para melhorar a qualidade de vida dos indivíduos. No Brasil, o próprio Sistema Único de Saúde (SUS) tem uma Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares, com incentivo à aromaterapia, arteterapia, bioenergética, entre outras.

Lista completa de Terapias Integrativas autorizadas pela Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC), do SUS

Medicina Tradicional Chinesa/Acupuntura, Medicina Antroposófica, Homeopatia, Plantas Medicinais e Fitoterapia, Termalismo Social/Crenoterapia, Arteterapia, Ayurveda, Biodança, Dança Circular, Meditação, Musicoterapia, Naturopatia, Osteopatia, Quiropraxia, Reflexoterapia, Reiki, Shantala, Terapia Comunitária Integrativa, Yoga, Apiterapia, Aromaterapia, Bioenergética, Constelação familiar, Cromoterapia, Geoterapia, Hipnoterapia, Imposição de mãos, Ozonioterapia e Terapia de Florais.