Reforma da Biblioteca Mário Lobo deve acontecer no primeiro semestre de 2019

por Redação JB Litoral
22/12/2018 00:00 (Última atualização: 21/01/2019)

Desde junho, a Biblioteca Mário Marcondes Lobo está funcionando na Casa Brasílio Itiberê, no Largo Monsenhor Celso, em Paranaguá, para que a reforma no antigo edifício seja realizada.

Vinculada à Biblioteca Pública do Paraná (BPP), ela conta com um acervo de mais de 10 mil livros para crianças, jovens e adultos. Os gêneros incluem literatura, artes visuais, história e de outras áreas de conhecimento, que podem ser usufruídos por toda a população.

A estrutura do local, com o telecentro, que é um espaço com oito computadores com acesso à internet, utilizados pela população para a realização de pesquisas, ambiente de recreação infantil e de leitura, mesas de xadrez e o acervo bibliográfico, foram adaptados para funcionar no prédio histórico, em frente à Catedral Diocesana.

Centenas de crianças, jovens e adultos utilizam este espaço para pesquisas e, até mesmo, para usar a internet disponibilizada. Ele conta com monitoração constante e com pessoal especializado para orientar e tirar as dúvidas dos usuários.
 

Reforma da Biblioteca Mário Lobo deve acontecer no primeiro semestre de 2019 3
Casa Brasílio Itiberê foi adaptada para receber o acervo da Biblioteca. Foto – Secom

Os livros foram divididos por tipo de leitura, com áreas específicas para a idade juvenil e infantil. Além disto, a carteirinha para a realização de empréstimo está sendo feita na Casa Brasílio Itiberê e, cada usuário, pode emprestar até três livros por vez. Os exemplares têm um prazo de 14 dias para serem devolvidos, podendo ser renovados por mais 14. Caso o livro não seja entregue na data correta, existe uma multa diária de R$ 0,50, por livro.

Para a readequação do novo lugar, foi necessário implantar um outro sistema de iluminação, além de melhorias na parte elétrica.
 

CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

Reforma da Biblioteca Mário Lobo deve acontecer no primeiro semestre de 2019 4
(Foto/divulgação)

Inaugurada em 2010

A Biblioteca foi inaugurada em 2010, pelo então Governador Orlando Pessutti (MDB). Com 850 metros quadrados, foi projetada para ser uma área cultural multiuso, com um acervo de livros clássicos e modernos, audiolivros, material audiovisual, sala de vídeos, salas para cursos, reunião e com computadores conectados à internet. O prédio histórico foi fundando em 1835 e como o Hospital Santa Casa é o segundo mais antigo do Brasil.

Ao todo, foram aplicados recursos de R$ 1,5 milhão no restauro e reforma. À época, o governador afirmou que o local seria um cartão postal para a cidade.

Reforma começa em 2019

De acordo com a Biblioteca Pública do Paraná, a licitação do Governo do Estado, para a obra da reforma do antigo prédio, na Rua dos Expedicionários, está no orçamento do ano que vem, e deve acontecer no primeiro semestre de 2019.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments