Lucas Sarzi
Os dias têm sido bem quentes e com tempo abafado, típicos de verão. Com isso, quem está no litoral do Paraná pode buscar por outras atrações além das praias, como é o caso dos rios e piscinas que permitem uma boa experiência. Por conta da pandemia de coronavírus, todos os lugares precisaram fazer adaptações para garantir a segurança de quem resolver aproveitar o dia de um jeito diferente.
Para aqueles que buscam pagar menos do que os valores cheios das diárias de pousadas e hotéis, muitos empreendimentos oferecem o sistema day use. Dessa forma, a pessoa paga um valor menor, que permite passar o dia e aproveitar a estrutura do local com várias opções de entretenimento e, em alguns casos, boa gastronomia.
Em Morretes, a pousada Hakuna Matata oferece esse sistema para o turista que quiser aproveitar o dia de uma forma diferente. Por lá, além da piscina, a pessoa ainda pode aproveitar uma trilha e até contratar serviços de massagem e passeios de bicicleta pela região. Informações: (41) 3462-2388.


Estância abre as portas
Se o objetivo é aliviar a cabeça de toda a tensão de 2020, a Eco Estância Maktub pode ser uma boa opção. Por lá, a estrutura também foi praticamente toda modificada por causa da pandemia, mas como o espaço é grande, a segurança é total. “Nós já trabalhávamos antes com essa ideia de termos menos gente para que a experiência dos nossos clientes fosse mais tranquila, então continuamos seguindo esse padrão”, comentou Giovanna Coelho, a proprietária.
Na Maktub, que fica no Caminho do Itupava, em Morretes, o day use funciona das 10 às 17h e dá direito ao acesso a toda a infraestrutura da estância: estacionamento, piscina e até um bom banho no Rio Ipiranga, com boias, caiaques e canoas. “A pessoa também pode fazer a locação de churrasqueira, fixa ou portátil. É um espaço para aliviar a tensão e realmente se desligar do mundo lá fora”, disse Giovanna.
Como o espaço tem o perfil de ser mais exclusivo, foram poucas as adaptações por conta da pandemia. “Com o day use, tivemos a preocupação em reduzir um pouco a quantidade de pessoas, mas geralmente não ultrapassa os limites estabelecidos. O que ajuda é o tamanho do nosso espaço, aqui nós podemos dizer que não tem chance alguma de aglomeração”, explicou a proprietária, alertando que o uso de máscara é obrigatório e que também tem sido disponibilizado álcool em gel para todos.
Nos últimos dias, com o calor registrado, o movimento não tem decepcionado. “Tem sido bom o movimento. O que nós reparamos é que, por ser um lugar maior, o espaço permite o afastamento e as pessoas se sentem mais à vontade em aproveitar o dia com mais segurança”. Na Maktub, dos chalés ao day use, tudo é feito com reserva, então a pessoa precisa se organizar antes de descer a Serra do Mar. Informações (41) 98702-9385.
Parque aquático com total controle!
Para quem já está nas praias, mas quer aproveitar um dia diferente, longe da areia, a dica é o parque aquático Águas Claras. Localizado no quilômetro 20 da Rodovia Alexandra-Matinhos, a PR-508, em Matinhos, o parque passou por uma grande adaptação para trazer segurança aos clientes durante a pandemia.
O Águas Claras reduziu a capacidade limite de pessoas e tem reforçado outras atitudes, como a medição de temperatura, para evitar a disseminação do vírus. Para quem for passar o dia por lá, o parque exige também o uso de máscara nas áreas comuns e algumas atrações, como tirolesa e arvorismo, acabaram suspensas para evitar o contato físico entre os funcionários e os clientes.
De qualquer forma, quem optar por passar o dia no Águas Claras também vai encontrar álcool em gel em todo o parque e várias piscinas, toboáguas e até um lago para pesca. Por ser um espaço grande, ele também oferece lanchonetes e um restaurante. A dica é comprar o passaporte antecipado, pois o valor muda se adquirido na bilheteria. Informações (41) 99207-2676 (parque) / (41) 3473-3447 (escritório) / (41) 992078278 (pousada).
Day use em hotel de Paranaguá
Se a vontade é ter uma experiência ainda mais completa, atrelando o turismo de uma cidade histórica com um refrescante banho de piscina, a dica é o Camboa Resort Hotel, em Paranaguá. Essa dica vale para quem quiser aproveitar a viagem e conhecer um pouco mais a cidade turística, dedicando a outra parte do dia ao momento relaxante.
A piscina do Camboa Resort é grande e permite o afastamento necessário para aproveitar o dia em segurança. Junto disso, por causa da pandemia, o hotel está trabalhando com apenas 50% de ocupação. Sendo assim, a quantidade de vagas para o day use depende da ocupação de hóspedes do hotel. A dica é ligar antes para não perder a viagem. O telefone é o (41) 3420-5200.


Fique esperto em relação à sua segurança!
Embora o calor, ainda continuamos em meio a uma pandemia avassaladora, que tem atingido números lamentáveis de infectados e vítimas fatais. Por isso, quem optar por aproveitar o dia em piscinas e áreas comuns, precisa ficar atento e redobrar os cuidados. A infectologista Thatiane Nakadomari, do ambulatório do Hospital São Vicente, de Curitiba, orienta que seria melhor evitar as piscinas neste momento. “O mais coerente, no momento, é evitar. Isso porque o problema maior das piscinas é o contato com outras pessoas”, alerta.
Apesar disso, conforme a médica, se a pessoa realmente quiser aproveitar o dia de um jeito diferente, é possível. “Mas todo cuidado é pouco. O perigo está no contato com outras pessoas, então evite vestiários, por exemplo, e se entrar use máscara o tempo todo. Na piscina, evite também ficar a menos de dois metros de distância de outra pessoa”.
Conforme a infectologista, “pela água, por si só, a pessoa não vai se contaminar. Porque a água de piscina costuma ter cloro ou até outros tratamentos, então não é contagiante, o problema são as pessoas, realmente”.
As orientações, de manter a máscara sempre que não estiver na água e de continuar passando álcool em gel, continuam válidas. “Não brinque com outras pessoas na água, evite ao máximo o contato com gente que não seja do seu núcleo familiar. O momento é difícil, nós todos sabemos disso, mas nos mantermos saudáveis também reflete em cuidarmos das outras pessoas”.