Roberto Justus de Guaratuba é escolhido Melhor Prefeito do Litoral

por Redação JB Litoral
09/11/2018 00:00 (Última atualização: 09/11/2018)

Os moradores do litoral do Paraná tiveram a oportunidade de escolher, por meio de votação, o Melhor Prefeito da região, que receberá, no dia 06 de dezembro, o Troféu Imprensa de Paranaguá 2018. Roberto Justus (DEM), de Guaratuba, foi o escolhido, com 1940 votos, ou seja, 54% dos 3.564 votantes que participaram da enquete disponibilizada pelo Portal JB Litoral.

Durante a metade do mês de setembro e até o final de outubro, quarta-feira (31), a votação esteve aberta ao público nas redes sociais. Moradores das sete cidades do litoral opinaram sobre qual consideram ser o melhor gestor da região.

O Prefeito de Paranaguá, Marcelo Roque (Podemos), ficou em segundo lugar, recebendo 937 votos, ou 26%. Ruy Hauer (PR), de Matinhos, obteve 9% de votação, isto representa 311 pessoas que acreditam em seu trabalho, seguido por José Paulo Vieira Azim (PSB), o Zé Paulo, de Antonina, com 244, ou 7%. O Prefeito de Guaraqueçaba, Hayssan Colombes Zahui (PMDB), o Ariad Júnior, conseguiu 63, o que significa 2%. Já Osmair Costa Coelho (PMDB), o Marajá, de Morretes, recebeu 39, e Marcos Fioravanti (PSB), o Marcos Casquinha, de Pontal do Paraná, 30, contabilizando 1% para cada.

O vencedor da disputa de Melhor Prefeito, decidido pelos internautas, foi a novidade trazida pela organizadora do Troféu Imprensa, a Empresária Jéssica Ketyscia Fernandes, para a 12ª edição do evento, considerado o maior e mais importante do litoral no segmento.

Desde 2007, a comemoração registra historicamente no reconhecimento público aqueles que mais vêm se destacando ao longo dos últimos meses nas áreas empresariais, pública, sindical e política, além do trabalho de profissionais liberais

Já receberam o prêmio

Desde a primeira edição, em 2007, vários prefeitos já receberam o Troféu. De 2007 a 2010, José Baka Filho (PDT), de Paranaguá, foi eleito o Melhor Prefeito. Em 2011, Amilton de Paula (PT), de Morretes. Já em 2012, Baka recebeu novamente a premiação.

No ano de 2013 o eleito foi o Ex-prefeito de Paranaguá Mario Roque (PMDB), o qual recebeu o troféu in memorian, por meio de sua família, inclusive com a presença de seus filhos, o atual gestor municipal, Marcelo Elias Roque, o Presidente da Câmara de Vereadores, Marcus Antônio Elias Roque, o servidor Mário Elias Roque e os netos, entre eles a Secretária de Comunicação Social, Camila Cordeiro Roque.

De 2014 a 2016 o vencedor foi Edison de Oliveira Kersten (PMDB), de Paranaguá, que assumiu a prefeitura após o falecimento de Roque. E, no ano passado, Marcelo Roque (Podemos), também da cidade, foi escolhido como Melhor Prefeito.

Quem é o vencedor deste ano

Formado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC) e com especialização em direito tributário, advogou por, aproximadamente, 20 anos, sendo também sócio do escritório Pereira Gionédis Advocacia, em Curitiba.

Mudou-se para Guaratuba em 2015, quando assumiu a Secretaria de Administração, na gestão da Prefeita Ivani Justus. Em 2016 se candidatou à Prefeitura, sendo eleito com mais de sete mil votos. Anteriormente, nunca havia se candidatado a cargo público. Desde o início de sua gestão coleciona inúmeras conquistas para a cidade, entre elas, o Selo Bronze de Qualidade da Atenção Primária, concedido pelo Governo do Estado, que fez com que a Unidade de Saúde do Mirim fosse a 1ª do litoral a receber o prêmio. Na área de saúde, inaugurou ainda a Unidade Básica de Saúde de Coroados, onde o Pronto-Socorro está sendo reformado. Além disto, Justus se orgulha do projeto de contraturno escolar, implementado em sua gestão, que atende mais de 400 crianças após o horário das aulas, oferecendo atividades de esporte e cultura, buscando assim afastá-las da criminalidade.

3ª Companhia da Polícia Militar

Em sua administração também foi concretizado o grande projeto de regularização fundiária urbana e rural, atendendo mais de mil famílias, as quais passaram a ter o direito de registrar em seus nomes a propriedade de seus imóveis.

Na área de educação, Guaratuba está passando por uma reforma em todas as escolas e creches municipais, com troca de forro, de piso, construção de novas salas, muros e pintura. Até agora, três escolas e duas creches já passaram pela revitalização.

CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

Também aconteceu a criação da 3ª Companhia da Polícia Militar, conquista alcançada junto ao Governo, que transformou o atendimento da segurança pública na cidade.

A cidade também recebeu investimentos na área de turismo, com a construção do Parque de Eventos e do Terminal Turístico Pesqueiro e, ainda, a revitalização do marco zero de Guaratuba, a Praça Central. Hoje, o município também conta com a Feira de Pesca Artesanal na Cooperativa de Pesca.

Transporte coletivo com internet

O novo transporte coletivo, que oferece ônibus novos com internet gratuita e 100% de acessibilidade, também é um avanço para os moradores da cidade. E, ainda, a aprovação do Código Municipal de Proteção Animal, que garante o desenvolvimento de políticas públicas de bem-estar animal.

Os produtores rurais também estão sendo atendidos nesta gestão, com a construção da nova ponte sobre o Rio Cubatão, um investimento milionário, e a manutenção de todas as estradas rurais da cidade. Além disto, a prefeitura doou à Associação dos Pequenos Produtores Rurais um trator, uma carreta e um pulverizador, e também reabriu a Escola Rural da Limeira.

Por meio do compromisso com a responsabilidade fiscal, foi possível realizar o ajuste fiscal, honrando o plano de cargos e salários do funcionalismo público, pagando, pela primeira vez na história da cidade, as progressões dos funcionários.

Segundo Roberto Justus, sua recente entrada na vida pública é o que possibilita os bons resultados obtidos em sua gestão.

Sou um político novo, tenho propostas novas, um jeito novo de governar. A política tradicional é focada em assistencialismo e, hoje, nós estamos quebrando este paradigma, pensando muito no futuro, a longo prazo, e isto tem dado resultado”, diz.

 

 

 

 

 

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments