Saiba como está a vacinação no Litoral


Por Publicado 20/03/2022 Atualizado 17/02/2024
vacina ilha do mel

A desobrigatoriedade de máscaras tem sido um dos assuntos mais comentados em todo o país. Municípios como São Paulo e Rio de Janeiro já liberaram a necessidade do acessório inclusive em locais fechados.

A professora-doutora Margareth Dalcomo, pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), uma das mais conceituadas referências em saúde pública brasileira, criticou neste sábado (19) a medida e disse que “não é hora de tirar a máscara em ambiente fechado”.

O presidente Jair Bolsonaro (PL) confirmou na última semana que o Ministério da Saúde (MS) deve reduzir o status da Covid-19 de pandemia para endemia sazonal. A pasta de Marcelo Queiroga ainda estuda a alteração.

Enquanto há muita discussão acerca do timing para que medidas de maior liberdade sejam tomadas, o governador Carlos Massa Ratinho Júnior (PSD) autorizou que todos os paranaenses fiquem sem máscaras em locais abertos e as crianças com 12 anos ou menos possam inclusive ficar sem o objeto nos locais fechados, como escolas, por exemplo.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera que o índice de população vacinada para que as medidas de restrição comecem a cair seja de 75%, mas o ideal é que 9 a cada 10 pessoas tenham fechado o ciclo de imunização, com duas doses.

O JB Litoral fez um levantamento junto ao Vacinômetro estadual e apurou que 6 dos 7 municípios atingiram os 75%, mas que só as praias conseguiram superar os 90% desejado.

As informações são baseadas na expectativa populacional de 2020, calculada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) já que não houve Censo para esta década.

Confira abaixo a porcentagem vacinal de cada município:

  • Pontal do Paraná: 100% da população vacinada;
  • Matinhos: 100% da população vacinada;
  • Guaratuba: 97% da população vacinada;
  • Paranaguá: 85% da população vacinada;
  • Morretes: 83% da população vacinada;
  • Antonina: 81% da população vacinada; e
  • Guaraqueçaba: 68% da população vacinada.