Saiba quem deve disputar a vaga de senador pelo Paraná


Por Publicado 03/04/2022 às 06h01 Atualizado 17/02/2024 às 05h22

Faltando 6 meses para as eleições 2022, os pré-candidatos à vaga do atual senador Álvaro Dias (PODEMOS) começam a trabalhar em busca dos primeiros apoios de campanha.

O atual ocupante da cadeira deve buscar uma reeleição e é o mais conhecido na disputa. Álvaro Dias Dias foi governador e ocupa o mesmo cargo desde 1999.

Com 77% dos votos em 2014, é um dos mais populares políticos de Brasília e chegou a disputar a presidência em 2018. Suas últimas ações foram focadas no combate à corrupção e a crimes de autoridades públicas.

Já o ex-secretário estadual Guto Silva (PP), deve ser o principal concorrente no pleito. Empresário, Guto foi o braço direito de Carlos Massa Ratinho Júnior (PSD) durante o mandato.

O prefeito de Cascavel, Leonardo Paranhos (PSC) é mais um a colocar seu nome a disposição. Luiz Cláudio Romanelli (PSB), deputado estadual de 5º mandato e uma das maiores referências da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (ALEP), também deverá participar do pleito. Romanelli foi líder na gestão Beto Richa (PSDB) e na de Ratinho.

O ex-governador Orlando Pessuti (MDB), de 69 anos, também se colocou à disposição para concorrer. Afastado da vida pública, pode retornar aos holofotes após um período sabático.

O ex-deputado federal Alex Canziani (PSB) deixou a pasta que coordenava em Londrina para participar das eleições. Mesmo sendo um político experiente, ainda não definiu se entrará novamente na briga pelo Senado ou se irá migrar para uma vaga na ALEP, já que sua filha Luísa Canziani (PSB) deve buscar a reeleição entre os parlamentares de Brasília

O deputado Paulo Martins (PL) chega com o apoio do presidente Jair Bolsonaro (PL) para a disputa ao Senado. Mas a deputada federal Aline Sleutjes (PROS) também deseja ter o bolsonarismo e o conservadorismo como bandeiras para tentar conquistar uma cadeira que fica vaga no próximo ano.

O ex-deputado federal Florisvaldo Fier, mais conhecido como Dr. Rosinha (PT) é o último nome na disputa. O médico é uma das maiores lideranças políticas da esquerda no Paraná e chegou a disputar em 2018 o governo do Estado. Para alavancar seu nome, deve ter o ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva (PT) em seu palanque. O petista é o atual líder nas pesquisas de intenção de voto para a presidência da República e pode ser um bom incentivador da campanha de Rosinha.