Santuário do Rocio completa 100 anos com programação especial pela internet


Por Luiza Rampelotti Publicado 25/05/2020 às 16h15 Atualizado 15/02/2024 às 10h32

O Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio, em Paranaguá, comemora, esta semana, o centenário da igreja. A festa se inicia nesta segunda-feira (25) e segue até o domingo (31), obedecendo as orientações das autoridades que proíbem, neste momento de pandemia do novo coronavírus, aglomeração e pedem distanciamento social. Desta forma, serão realizadas transmissões diárias pela internet, com homenagens, missas, novenas e um tríduo preparatório para o sábado (30), data que marca a inauguração da igreja.

O centenário Santuário de Nossa Senhora do Rocio é a última construção erguida para guardar a imagem de Nossa Senhora do Rocio, encontrada há quase 400 anos, em 1648, na baía de Paranaguá, por pescadores. “Ali começou essa história de fé e devoção que motivou os devotos, durante os séculos, a irem construindo templos onde pudessem, ao mesmo tempo, guardar a imagem e realizar suas orações. Começou com uma pequena igrejinha, depois outra maior e, agora, esse grande templo de beleza singular, que completa 100 anos”, diz o Reitor Padre Dirson Gonçalves.

Em 1977, o Vaticano concedeu ao templo o título de Santuário Estadual, quando o Papa Paulo VI decretou Nossa Senhora do Rocio como padroeira do Paraná. Porém, já há mais de 200 anos acontece a Festa da Padroeira, que atrai, em novembro, milhares de peregrinos de inúmeras localidades ao Rocio, considerado um lugar sagrado.

Programação foi apresentada durante coletiva de imprensa realizada nesta segunda-feira

Dentro deste último século, a igreja do Rocio foi ganhando uma importância que extrapolou o Bairro do Rocio, o município de Paranaguá e o Estado. Atualmente, o templo centenário tem uma importância arquitetônica, cultural, artística, religiosa, social e histórica. “A igreja guarda a imagem que faz parte da história de um povo, onde centenas de milhares de pessoas já tiveram a alegria de visitar. Por isso, queremos marcar essa semana do centenário com diversas atividades”, comenta o padre.

Os devotos poderão acompanhar as transmissões pela internet, por meio da página do Facebook do Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio. Porém, no domingo (31), as lideranças da igreja convidam a população para participar de um momento especial, às 10h, em frente ao templo, na Praça da Fé (Rocio). No dia, todos os que estiverem dentro de seus carros, no local, serão abençoados e receberão o adesivo oficial da celebração centenária.

Programação

Segunda-feira (25)

19h – Missa pelos falecidos (memória dos 100 anos), ao vivo, na página do Facebook

Terça-feira (26)

08h – Ao vivo na rádio 104 FM (Jornal da Manhã)

10h – Live com homenagem das cidades e dos romeiros

19h – Missa pelos membros da Campanha Filhos da Senhora do Rocio

Quarta-feira (27)

10h – Live com homenagem das crianças ao Santuário

17h – Novena de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro pelos 100 anos

19h – Missa: 1º dia do tríduo dos 100 anos. Tema: Pelo Estado e pelo País

Quinta-feira (28)

10h – Live com homenagem dos jovens ao Santuário

19h – Missa: 2º dia do tríduo dos 100 anos. Tema: Vocações e Redentoristas

Sexta-feira (29)

10h – Live com homenagem dos membros da Campanha

13h – Programa Especial na rádio 104 FM pelos 100 anos

15h – Novena de Nossa Senhora do Rocio pelos 100 anos

19h – Missa: 3º dia do tríduo dos 100 anos. Tema: Voluntários do Santuário

Sábado (30)

10h – Live com homenagem dos ex-reitores do Santuário e do Bispo Dom Edmar

15h – Recitação do Santo Terço pelos 100 anos

19h – Missa dos 100 anos

19h30 – Live musical dos 100 anos

Domingo (31)

09h – Missa: Solenidade de Pentecostes

10h – Bênção aos motoristas que estiverem na Praça da Fé. Saudação e entrega dos adesivos dos 100 anos