Com sensação térmica de 54,4°C, Antonina registra o dobro de atendimentos na rede municipal de Saúde, nesta terça-feira (13)

Saiba quais as principais orientações para cuidar da saúde em dias de altas temperaturas


Por Flávia Barros

Mesmo com o alerta dos institutos meteorológicos para altas temperaturas, os termômetros atingiram picos no Litoral, que pegaram moradores e visitantes de surpresa. De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), as temperaturas máximas passaram dos 40 graus em Antonina, Morretes e Paranaguá.

E a sensação provocada por tanto calor foi ainda mais impressionante, chegando aos 54,4°C, segundo o Simepar:

Antonina: máxima – 41,3 / sensação térmica – 54,4°C (16h)

Morretes: máxima – 41,1

Paranaguá: máxima – 40,1 / sensação térmica – 49,7°C (16h)

Guaratuba: 39,2 – 50,6°C (13h30m)   

E a saúde?

Em conversa com o JB Litoral, o secretário de Saúde de Antonina, Odileno Garcia, revelou que foi grande a procura por atendimentos na rede municipal ao longo desta terça.

Hoje, por conta da onda de calor, o atendimento dobrou. Temos uma situação preocupante aqui devido à dengue, então muitas pessoas procuraram atendimento com enjôos, por exemplo

O secretário também adiantou que, nesta quarta-feira (14), a pasta vai divulgar um informativo com orientações à população.

Em atenção à onda de calor que estamos enfrentando, a Prefeitura Municipal de Antonina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, elaborou este informativo com orientações importantes para que você possa se proteger e se manter hidratado durante este período”, diz a introdução do documento.

Orientações

O informativo orienta a ingerir bastante água, mesmo que não esteja com sede, com o mínimo de 3 litros por dia para adultos. Dar preferência para água fresca, sucos naturais e chás gelados; evitar bebidas alcoólicas e cafeinadas, pois elas podem desidratar o corpo; oferecer água frequentemente para crianças, idosos e pessoas com doenças crônicas.

A orientação também é de realizar refeições leves e nutritivas, com frutas, verduras e legumes; evitar alimentos gordurosos e condimentados, que podem dificultar a digestão e aumentar a sensação de calor.

Em casa

A Saúde orienta, ainda, a manter janelas e portas abertas para ventilar a casa; utilizar ventiladores ou ar-condicionado, se possível; umedecer o ambiente com panos úmidos ou toalhas molhadas; evitar manter as luzes acesas por muito tempo, pois elas podem gerar calor.

Sobre os sintomas para ficar atento, Odileno Garcia orienta evitar atividades físicas intensas ao ar livre durante os horários mais quentes do dia; “se sentir qualquer sintoma de desidratação, como boca seca, tontura ou dor de cabeça, procure atendimento médico imediatamente. Tenha atenção especial com crianças, idosos e pessoas com doenças crônicas, que são mais suscetíveis aos efeitos do calor”, finalizou o secretário.

Em caso de dúvidas ou emergências, a população de Antonina pode ligar para 192 (SAMU) ou enviar mensagens para (41) 98534-0849 (WhatsApp).

Virada de tempo

Porém, conforme a previsão do tempo já alertava, por volta das 17h desta terça foram registradas rajadas de vento acima dos 49 km/h, trazendo chuva e derrubando a temperatura em 15ºC. Para quarta-feira (14) a máxima não deve passar dos 26ºC nas praias, com possibilidade de chuva a qualquer momento do dia.

Sair da versão mobile