Matinhos investe em saúde mental com novo serviço de apoio psicológico

Estão sendo oferecidos grupos de apoio para gestantes, LGBTQIA+, vítimas de violência e pais de crianças atípicas, além de terapia comunitária; saiba como participar


Por Luiza Rampelotti

A Prefeitura de Matinhos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, anunciou, nesta terça-feira (25), a implementação de um novo serviço no Centro Municipal de Especialidades. A iniciativa visa criar um ambiente acolhedor e de apoio para os pacientes, oferecendo escuta qualificada, troca de conhecimentos e ferramentas para lidar com os desafios da vida.

O novo serviço, que será oferecido a partir desta semana na Secretaria Municipal de Saúde, inclui a organização de grupos reflexivos para diferentes públicos, com o objetivo de promover o bem-estar psicológico e social dos participantes. “Esse é um passo importante na promoção da saúde mental em Matinhos”, informa a Prefeitura.

O serviço será oferecido na sede da Secretaria Municipal de Saúde de Matinhos. Foto: Prefeitura de Matinhos

Saúde mental em Matinhos

Serão abordados temas como:

Além dos grupos reflexivos, a iniciativa também inclui a Terapia Comunitária Integrativa, uma técnica que utiliza a participação social e a troca de experiências para promover a saúde mental e o bem-estar individual e coletivo.

A programação inicial dos encontros dos grupos será realizada na sede da Secretaria Municipal da Saúde, nos seguintes dias e horários:

Terça-feira (25)

Quarta-feira (3)

Quarta-feira (10)

Para participar dos grupos, os interessados devem ser encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) ou pela Maternidade de Matinhos. Os agendamentos para participação podem ser realizados no Centro Municipal de Especialidades.

A Secretaria de Saúde destaca a importância da iniciativa para o município. “Acreditamos que a saúde mental é fundamental para o bem-estar da população. Com este novo serviço, queremos oferecer um espaço de acolhimento, escuta e apoio para aqueles que precisam, promovendo a saúde integral de todos os matinhenses“, diz ao JB Litoral.

Sair da versão mobile