O sindicalismo da faixa portuária está luto com o falecimento neste sábado (29), vítima de Covid-19, de Vanderlei da Costa Mendes, o Vande, ex-presidente do Sindicato dos Arrumadores e Trabalhadores Portuários Avulsos nos Serviços de Capatazia nos Portos de Paranaguá e Pontal do Paraná – Sindacapp.
O ex-presidente da categoria, há mais de duas semanas Vande lutava contra a doença, mas acabou não resistindo as complicações decorrente do coronavírus vindo a óbito aos 57 anos de idade. Por conta do tratamento ele teve de interromper seus estudos, onde fazia curso de Direito.
Vande foi presidente do Sindicato dos Arrumadores na gestão de 2004 a 2006 e não conseguiu a reeleição ao somar 513, perdendo o comando dos trabalhadores da capatazia para Geremias Thomas de Souza, que se tornou presidente somando 608 votos.
Em 2012, Vande deu o troco em Geremias na eleição municipal na disputa pela vaga de vereador, disputando pelo PSL onde foi mais votado que seu rival sindical que tentou a cadeira pelo PV. Porém, nenhum dos dois conseguiram votos suficientes para se eleger.
Em breve, mais informações a respeito do velório e sepultamento.