Na linha de frente, profissionais de saúde buscam controle emocional para enfrentar a Covid-19


Outros dois pacientes que estavam internados na instituição de saúde aguardam o laudo médico para a detecção da presença, ou não, do vírus.

A incansável luta dos profissionais de saúde contra o novo coronavírus pode levar médicos, enfermeiros e auxiliares de enfermagem a sofrerem transtornos ligados ao estresse e à ansiedade. Acostumados a trabalhar na linha de frente e lutar pela cura e alívio das dores, a Covid-19 é um novo desafio para todos.

A chefe de enfermagem do Hospital Regional do Litoral (HRL), Thaissa Duque Figueira, trabalha na área há 10 anos, mas garante que não está sendo fácil. “É algo desconhecido e desafiador para todos. Além das atribuições do dia a dia, pois as outras doenças não param, temos mais esta pandemia. Ou seja, o trabalho triplicou porque precisamos lutar, principalmente, contra o tempo”.

Chefe de enfermagem do HRL, Thaissa, com 10 anos na área, garante que não está sendo fácil

A enfermeira conta que os dias são intermináveis, mas a calma é a sua principal aliada. “Claro que fico nervosa com tudo isso, mas preciso manter a calma para passar tranquilidade aos outros funcionários. Sempre reforço a importância de confiarem em fontes oficiais e autoridades sanitárias, pois informações desencontradas causam ainda mais transtornos. Além disso, sempre reforço o quanto somos importantes nesse período, pois o hospital foi feito para paciente que precisa de cuidados e quem faz o cuidado é a enfermagem, não existiria um hospital sem a enfermagem”, disse.

Hospital cria a ala “Covid”

Neste período, houve a necessidade de criar a “ala Covid”, onde os pacientes suspeitos e confirmados ficam em isolamento. “Criamos essa ala em tempo recorde. Quando vimos a necessidade, perguntamos aos técnicos e enfermeiros quem gostaria de trabalhar no setor, sabemos que alguns moram com pessoas do grupo de risco e, por isso, demos a opção”, contou a chefe.

A técnica de enfermagem, Eloina Buenos, estava em férias e, quando soube da situação, retornou ao trabalho. “Tenho duas filhas e fiquei na dúvida pelo fato de estar em contato direto com a doença, mesmo usando os equipamentos de proteção. A preocupação maior é a possibilidade de levar a doença para casa, mas eu também pensei que muitos precisam de nós, profissionais de saúde, e que se eu tomar os cuidados necessários o perigo será menor”.

Eloina fala ainda da importância do acompanhamento psicológico neste momento. “Ter esse acompanhamento é fundamental na nossa profissão, principalmente agora com o coronavírus porque é uma doença nova e causa medo em todos nós, principalmente nos pacientes porque eles precisam ficar em isolamento e esperar pela confirmação. Então, nós temos que manter o controle para passar tranquilidade a eles. Sempre digo que nós estamos aqui porque escolhemos, mas o paciente não”, disse a técnica.

Acompanhamento psicológico

O Hospital Regional do Litoral (HRL) está desenvolvendo um plano de ação para o atendimento e suporte psicológico aos colaboradores. Está em fase de implantação, mas os profissionais já podem contar com o atendimento dos psicólogos que já existem na equipe. “Vale ressaltar que o objetivo dessa ação é estender o atendimento para demandas específicas do momento em que vivemos, com ações pontuais”, disse a psicóloga Jadja Ruhoff.

Guaratuba oferece apoio às equipes da Saúde

A Prefeitura de Guaratuba, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, organizou os grupos de apoio psicológico para as equipes da Saúde que estão à frente dos trabalhos de prevenção e combate à pandemia Covid-19.

Saúde, semanalmente, para os profissionais de todos os setores

A psicóloga da Secretaria da Saúde, Simone Muller, ressalta que as ações e estratégias para o conforto emocional dos profissionais de saúde, que estão na assistência direta ou indiretamente de toda a população, são fundamentais. “Neste momento são previsíveis sentimentos de ansiedade, medo, angústia, sobrecarga e estresse diante da crise”, destaca.

Os grupos são coordenados pelos psicólogos da Secretaria Municipal da Saúde, semanalmente, para os profissionais das Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), Vigilâncias, Farmácia, Hospital e Pronto Atendimento. Os profissionais podem participar em mais de um local, conforme sua necessidade ou disponibilidade. Na área rural, os grupos acontecerão por vídeo conferência.

Sair da versão mobile