Após reclamações de moradores sobre exigências na vacinação contra a Covid-19, e declaração do secretário estadual da Saúde, a Prefeitura de Matinhos emitiu uma nota na qual justifica que as medidas foram tomadas para acelerar o processo de aplicação das doses. A imunização apenas no sistema drive-thru, neste momento, e apresentação do título de eleitor para comprovar que mora no município, são as medidas criticadas.
A Prefeitura de Matinhos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informou que a escolha por priorizar quem tem carro e condições de transporte, neste momento, se deu para dar celeridade ao processo de vacinação. Nesse sistema, drive-thru e apresentando Título de Eleitor, 1,2 mil pessoas foram vacinadas com a primeira dose na terça-feira (15), na Arena Vicente Gurski.
Depois da repercussão dos critérios exigidos pela cidade, o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, disse que Matinhos e qualquer município do Paraná não pode exigir apenas título de eleitor como comprovante de residência para ser vacinado contra a Covid-19.
Em nota, a Secretaria da Saúde de Matinhos disse que aguarda receber, da Regional de Saúde do Litoral, novas doses do imunizante para retomar a vacinação “tanto no sistema drive thru quanto por agendamento nas Unidades de Saúde e por visitas domiciliares, abrangendo também quem não possui veículo”. Em relação à exigência do Título de Eleitor, a secretaria municipal alega que a medida foi tomada para que veranistas que possuem imóveis na cidade não tirem a oportunidade dos moradores receberem a dose.