Vacinação contra Poliomielite acontece neste sábado (8) em Paranaguá

Campanha visa proteger crianças menores de 5 anos contra a doença


Por Redação Publicado 07/06/2024 às 16h14

Neste sábado (8) Paranaguá se mobiliza para o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde em busca da proteção e bem-estar das crianças. “O objetivo é imunizar os pequenos com idade inferior a 5 anos, fortalecendo as medidas de saúde pública“, afirma a superintendente de Vigilância em Saúde, Cleonice Ferreira.

Durante o Dia D, todas as unidades básicas de saúde estarão preparadas para administrar a vacina contra a poliomielite, com exceção das unidades Branquinho e Gabriel de Lara. Além disso, um posto de vacinação adicional será montado no Terminal Urbano, no centro da cidade, funcionando das 8h às 16h. É imprescindível que os pais ou responsáveis compareçam munidos da carteira de vacinação e documento de identificação da criança.

“Aproveitando a ocasião, será realizada a atualização do calendário vacinal das crianças, possibilitando que aquelas com doses em atraso também recebam as imunizações necessárias”, destaca Cleonice Ferreira.

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, lançada em todo o Brasil em 27 de maio, prossegue até 14 de junho, seguindo as diretrizes do Ministério da Saúde. O objetivo é alcançar uma cobertura vacinal de, no mínimo, 95% das crianças elegíveis.

“Este ano, a campanha ganha relevância adicional, já que o Brasil está em processo de transição de duas doses da vacina oral poliomielite (VOP) para um reforço com a vacina inativada poliomielite (VIP)”, explica Cleonice Ferreira. A partir do segundo semestre de 2024, tanto o esquema de vacinação quanto a dose de reforço serão realizados exclusivamente com a VIP, seguindo as novas diretrizes distribuídas a todos os estados e municípios.

É importante ressaltar que a vacinação é a única forma eficaz de prevenir a poliomielite, também conhecida como paralisia infantil. “Apesar do Dia D ocorrer neste sábado, a vacina continuará disponível em todas as unidades básicas de saúde após essa data, assegurando a proteção contínua das crianças contra essa doença debilitante”, conclui Cleonice Ferreira.

*Com informações da Prefeitura de Paranaguá

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *