Sebrae e Prefeitura de Paranaguá escutam os comerciantes da Ilha do Mel


Por Brisa Teixeira Publicado 15/09/2021 Atualizado 16/02/2024
Pessoas sentadas em frente a um homem de pé.

Quanto custa o meu produto? Eu estou tendo mesmo um lucro em cima disso? Dúvidas como essa são comuns para muitos empresários, até mesmo os mais experientes. Pensando em ajudar e conhecer melhor os empresários de Nova Brasília, na Ilha do Mel, uma reunião ocorreu na manhã desta terça-feira, na Toca do Abutre, por iniciativa da Secretaria da Indústria e Comércio de Paranaguá. O objetivo foi de conhecer as demandas da comunidade e entender de perto quais os problemas que estão enfrentando.

“Estamos aqui para auxiliá-los no que a gente puder, ouvindo o que eles têm a dizer”, afirmou a secretária da Indústria e Comércio, Christianara Folkuenig, que assumiu o cargo há três meses e está disposta a realizar ações mais próximas da comunidade. Após essa consulta, explica ela, o Sebrae e a Prefeitura farão relatórios e voltarão à Ilha para uma segunda fase para mostrar possíveis soluções, ver se eles estão de acordo e o que pode ser adaptado.

Segundo a secretária, a realidade da Ilha do Mel é diferente de Paranaguá, assim como de outras praias no Litoral. “Estamos anotando tudo o que eles precisam para nós sabermos qual a realidade deles e estamos à disposição para tirar dúvidas individualmente e pensar juntos soluções”, diz. Dentro de 15 dias, será agendada a reunião, em Encantadas, no mesmo formato com as autoridades, os representantes do Sebrae e os comerciantes da região.

No entanto, para que esta ação tenha êxito, ela explica que é preciso a adesão dos empresários para que seja possível fazer um diagnóstico dos pontos críticos dos comerciantes. “Nessas reuniões constatamos que cada um tem visões e necessidades diferentes. Um comerciante falou de um auxílio para um projeto arquitetônico; outro quer um levantamento de casas e pousadas que têm disponíveis para locação na Ilha; outro apontou a importância de uma maior segurança; e outro ainda veio atrás de informação de linhas de créditos”, conta a secretária.

Comerciantes

Para a presidente da Associação dos Comerciantes da Ilha do Mel (Acoim), Maria Cristina Scheidt, a parceria do Sebrae com a Prefeitura para ouvir as demandas das comunidades da Ilha do Mel é positiva. “Eles estão aqui para somar, para nos ajudar na questão de muitas demandas faladas hoje na reunião pelos comerciantes, como a preocupação com a segurança, a gestão, a parte financeira dos negócios. O objetivo foi deles virem até nós para ouvir as necessidades de cada empreendimento”.

Roseli Valentim, mais conhecida como Shila, é proprietária do Sol & Mar, um dos restaurantes mais frequentados da Ilha do Mel. Ela conta que há 17 anos participa das ações e da ajuda do Sebrae. Além dos cursos, ela destaca o apoio que recebeu de consultores do Sebrae para melhorar a gestão do seu estabelecimento, ajudando a como fazer os cálculos dos gastos e do faturamento. “Se você comprou um quilo de camarão, você tem que ver quanto que vai te custar, quantos pratos você vai servir com aquela quantidade de camarão”, exemplifica a empresária. Segunda ela, é preciso fazer uma análise criteriosa para saber quanto cobrar. “Hoje consigo fazer tudo sozinha, mas se precisar de um apoio, eu chamarei novamente o Sebrae”.

Sebrae

Catiane dos Santos, consultora do Sebrae e responsável pela atuação do Sebrae no Litoral, diz que a iniciativa traz a possibilidade de desenvolvimento para a comunidade local. “Gostaríamos que os comerciantes se apropriassem dessa oportunidade e desse este passo até nós”, diz.  Quem não souber por onde começar, a consultora explica que o comerciante da Ilha do Mel pode entrar em contato com o Sebrae pelo telefone (41) 3426-2900, de segunda a sexta, das 9 às 12h e das 14h às 17h. O atendimento também pode ser feito pessoalmente, agendando por telefone um horário. O endereço do escritório do Sebrae, em Paranaguá, fica na Avenida Gabriel de Lara, 1098, no Leblon.