Secretaria de Saúde realiza ações no Outubro Rosa de Pontal do Paraná


Por Redação Publicado 11/10/2021 às 19h12 Atualizado 16/02/2024 às 15h50

Com o avanço da campanha de conscientização sobre o câncer de mama em todo o Litoral, a cidade de Pontal do Paraná preparou uma série de eventos e ações para também mobilizar a população sobre um problema que atinge diretamente milhares de mulheres, e também homens, no Brasil.

As iniciativas de combate ao problema têm extrema relevância já que o autoexame pode ser um rápido indicador de anomalias e quanto antes se descobre a condição, maiores serão as possibilidades de sucesso durante o tratamento.

Um fator relevante, que levou a cidade ocupar grande parte de sua agenda do mês com a temática, são os números de casos confirmados no ano passado. No Brasil, foram 66.280 laudos positivos da modalidade de câncer, desses, 3.470 foram no Paraná. Outro dado, que reforça a necessidade do cuidado, é que o câncer de mama é a doença que mais mata mulheres no Estado.

Devido ao alto número de pessoas acometidas pela doença, a secretária de Saúde, Carmen Cristina Moura dos Santos, planejou atividades como palestras nas unidades de saúde, transmissões on-line de orientações para a população e para profissionais de saúde, além de ações práticas que podem detectar o câncer de mama. “No dia 23 de outubro, teremos o ‘Dia D’ com a abertura de todas as unidades de saúde para realização de testes rápidos, exames clínicos, coleta de preventivo e agendamento de mamografias, além de orientações”, ressalta a secretária, ao comentar a importância de realizar exames periódicos e também de manter a atenção em qualquer desconforto ou situação diferente que o corpo possa ter.

Mulheres acima de 20 anos

Além da campanha de câncer de mama, a cidade também se organizou para realizar diagnósticos dessa doença do colo de útero. Todas essas ações visam alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e colo do útero, já que quase 1.000 mulheres tiveram diagnóstico dessas modalidades no ano passado, no Paraná.

A responsável pela pasta reforça que as mulheres acima dos 20 anos precisam manter uma rotina de cuidados, principalmente aquelas que têm históricos familiares dos problemas. “Todas essas ações visam alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e sobre o câncer de colo do útero”, ressalta Carmem.

De acordo com a gestora, há algumas alterações que são mais visíveis e mais facilmente identificadas no necessário autoexame, como alterações na pele da mama, aumento de uma das mamas e vermelhidão ou alterações de sua cor. Mas, a melhor forma de garantir que há ou não uma anomalia, nas mulheres, é a mamografia, por isso, a cidade tem se preparado para realizar um mutirão e tentar frear a escala de casos que vêm acometendo milhares de mulheres.