Secretarias municipais de Paranaguá realizam força tarefa contra o Aedes aegypti

por Redação JB Litoral
24/02/2021 16:41 (Última atualização: 24/02/2021)

Fonte: Prefeitura de Paranaguá

A Secretaria de Saúde de Paranaguá com o apoio das demais secretarias municipais iniciará nesta semana ações concentradas em pontos estratégicos da cidade com recolhimento de entulhos e conscientização da população para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.

De acordo com o último boletim da Secretaria de Estado da Saúde, divulgado nesta terça-feira (23), Paranaguá registra 196 casos confirmados e 172 sendo investigados.

Cronograma

As Secretarias de Meio Ambiente, Obras, Segurança, Governo, Comunicação, além das demais pastas, estarão aliadas à Secretaria Municipal de Saúde em um mutirão de limpeza em bairros de Paranaguá. Para isso, um cronograma foi montado.

  • Quarta-feira (24) e quinta-feira (25) – moradores nos bairros: Vila do Povo, Emboguaçu, Vila São Carlos e Vila Primavera deverão retirar seus entulhos dos quintais como podas de árvore, móveis, pneus, entre outros. As equipes da Secretaria de Meio Ambiente passarão para o recolhimento desses materiais.
  • Sexta-feira (26) – Será a vez dos bairros Jardim Iguaçu, Vila Marinho, Vila Alboit, Rocio e Jardim Guadalupe. Os moradores nessas localidades deverão colocar os entulhos para fora já na quinta-feira (25).
  • Segunda-feira (1º) – será a vez da força tarefa passar pelos bairros: Jardim Araçá, Serraria do Rocha, Vila Ruth, Vila Cruzeiro, Vila Paranaguá, Porto dos Padres, Vila Guarani, Portuária e Beira Rio. Durante a retirada dos materiais, os agentes de endemias conversarão com os residentes orientando as formas de evitar criadouros para o inseto e conscientizando sobre o descarte correto do lixo domiciliar e entulhos.

Bomba costal

Enquanto são eliminados criadouros, haverá ainda serviço com bomba costal com inseticida para eliminar mosquitos em sua fase adulta. Este é um início da força tarefa preventiva contra a dengue. Moradores em bairros que ainda não foram citados na ação, podem entrar em contato pelo número 3420-6058 para sanar dúvidas quanto a retirada de entulhos.

CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

O Prefeito Marcelo Roque (Podemos) ressaltou que o foco agora é eliminar os focos de proliferação do mosquito da dengue. “Uma estrutura está montada para essa ação preventiva tanto com maquinários como com pessoal. Nossa meta é evitar a proliferação do Aedes Aegypti e consequentemente o crescimento no número de casos de dengue”.

Ligia Cordeiro alertou a população para ficar atenta aos pontos de foco em suas casas e evitar acumular lixo e entulho nos bairros. “Esta é uma ação preventiva de retirada de entulhos e conscientização dos moradores sobre o cuidado com seus quintais e o perigo de descartar entulhos e lixo irregularmente. Além de outras questões como aparência do bairro, refúgio para roedores, o descarte irregular acarreta em água parada, local propício para a criação do Aedes aegypti”, alerta a secretária municipal de Saúde.

Denúncias sobre descarte irregular podem ser realizadas pelo número 3420-2967.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments