Secretário de Saúde de Matinhos fala sobre desafios e trabalho desenvolvido em Paranaguá

por Maisy Pires
15/01/2021 17:36 (Última atualização: 17/01/2021)

A Secretaria Municipal de Saúde de Matinhos está sob o comando do ex-secretário de Saúde de Paranaguá, Paulo Henrique de Oliveira, que foi nomeado pelo atual prefeito José Carlos do Espírito Santo (PODEMOS), o Zé da Ecler.

Paulo assumiu o cargo em Paranaguá na primeira gestão do prefeito Marcelo Roque (Podemos), no dia 1º de janeiro de 2017, e ficou como secretário por um ano e nove meses. Em entrevista ao JB Litoral, ele ressaltou que reconstruiu por completo a saúde pública do município. “Em Paranaguá, conseguimos reconstruir totalmente a saúde pública. Ao lado do Prefeito Marcelo Roque, reformamos todas as unidades de saúde do município, construímos 4 novas unidades (Leblon, Porto Seguro, Ilha dos Valadares, e Encantadas na Ilha do Mel), criamos o atendimento 24 horas na Ilha dos Valadares, levamos a unidade do Hospital Erasto Gaertner para o litoral, reformamos o prédio abandonado do antigo CME (Centro Municipal de Especialidades) e inauguramos a nova sede da Secretaria Municipal de Saúde”, iniciou Paulo.

O secretário reforçou que a criação dos horários estendidos também fez parte das ações desenvolvidas em Paranaguá. “Criamos os horários estendidos em todas as regiões de Paranaguá para atendimento ambulatorial e, ainda, nos serviços do CAPS, do Centro Municipal de Especialidades e da distribuição de medicamentos, com a inauguração da Farmácia “Dr. Ivo Petry Maciel”, bem no centro da cidade. Além de tudo isso, sem dúvida, a maior conquista foi a de elevarmos de 9 para 33 o número de equipes do Programa Estratégia de Saúde da Família, atingindo uma cobertura territorial de quase 100% da cidade, com a contratação de médicos, enfermeiros, técnicos e agentes de saúde”, disse.  

Desafio em Matinhos

Segundo ele, o trabalho desenvolvido em Paranaguá foi fundamental para assumir a pasta em Matinhos e que há inúmeros planos para o município. “São muitos os projetos para a Saúde da cidade de Matinhos. O prefeito Zé da Ecler tem a saúde como prioridade da sua gestão. Entre as principais ações estão: a construção de um novo Hospital; a criação dos serviços públicos de saúde em horários estendidos e a criação de unidades móveis de saúde para atendimento ambulatorial e odontológico”.

CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

Paulo diz que terá bastante trabalho, pois a situação da secretaria é caótica. “Contudo, antes disso, vamos precisar tirar a saúde pública de Matinhos da ‘UTI’. A situação é caótica e, além da infraestrutura completamente deteriorada, faltam insumos básicos e cerca de 500 medicamentos da lista de farmácia básica”.

Ele finalizou falando sobre a falta de profissionais e a importância da valorização. “Estamos programando a criação de estruturas de saúde na modalidade PPP (Parceria Público – Privada), de modo a resolver diretamente a falta de profissionais no município. Os quadros mais emergenciais, como a falta de pessoal de enfermagem, iremos solucionar a curto prazo com a convocação de novos testes seletivos e concursos. Queremos estimular a continuidade dos médicos no atendimento das famílias de Matinhos e evitar a alta rotatividade desses profissionais. Isso se constrói por meio do fortalecimento do servidor público municipal, com concursos públicos para reposição do quadro, e a valorização profissional, com planos de carreira e promoções no serviço da saúde pública municipal”, concluiu.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments