Secretário de Guaratuba destaca fôlego na rede hospitalar após lockdown, mas população deve seguir protocolos


Por Redação JB Litoral Publicado 06/04/2021 às 17h17 Atualizado 15/02/2024 às 22h30

Por Pedro Melo

O secretário de Saúde de Guaratuba, Gabriel Modesto, falou em entrevista exclusiva ao JB litoral sobre a importância das medidas restritivas na cidade para a queda no número de casos da Covid-19. O munícipio teve uma queda de 61% de pessoas diagnosticadas com a doença na média móvel dos últimos 15 dias. “Foi de fato o lockdown, as barreiras restritivas e, principal, a participação maciça da população que aderiu essas medidas. A gente já sente os nossos serviços de saúde com fôlego. O nosso pronto-socorro, que já chegou a estar com 22 pacientes, hoje tem cinco pacientes internados. A gente acredita que a tendência é ter um fôlego dentro da rede hospitalar e voltar a ter facilidade de fazer transferência”, comentou o secretário.


Modesto agradeceu a população por respeitar as medidas durante as 77 horas de lockdown na cidade, mas alertou para manter todos os protocolos para diminuir ainda mais os casos. “Nós observamos, com uma equipe de voluntários, que a população aderiu e permaneceu em casa nesses três dias, e foi importante para fazer a quebra da curva de contágio. Na sequência, a gente observa o comportamento da população no comércio que ficou aberto durante a semana, na própria fala que retomaram o cuidado do começo da pandemia. Importante dizer que continuem mantendo o cuidado por mais um tempo para que a gente consiga fazer a vacinação no maior número de pessoas e chegar na imunidade de rebanho no munícipio”, disse.

“A gente precisa alertar a população que apesar dos bons resultados e os números mostrarem uma tendência de queda, precisamos continuar pensando em sair de casa o mínimo possível e manter essas medidas de cuidados, que foram afrouxadas durante o verão. Esse não é o momento e a gente precisa garantir que esse número esteja abaixo de 10 na média móvel para continuar dando assistência a todos os pacientes”, acrescentou.

Vacinação em Guaratuba

Guaratuba já vacinou 3.540 pessoas e está imunizando as pessoas com 68 anos. O secretário espera por mais doses nas próximas semanas e ressaltou que todos os profissionais de saúde da rede pública já foram protegidos contra a Covid-19.

“A expectativa é receber mais doses nas próximas semanas para decrescer essa faixa e seguir firme do ritmo de vacinação. Todos os profissionais de saúde da rede pública já estão vacinados, estamos concluindo a vacinação dos profissionais da rede privada. Confiantes que o Ministério da Saúde vai criar o número de doses que a gente precisa. A gente observa o Butantan e a Fiocruz consolidando a produção, e temos a iniciativa do munícipio com a adesão ao consórcio nacional de vacinas para complementar o plano nacional de vacinas”, finalizou Modesto.