Paranaguá libera crianças da utilização das máscaras em locais fechados


Por Publicado 18/03/2022 às 17h00 Atualizado 17/02/2024 às 04h15

O prefeito de Paranaguá, Marcelo Roque (PODEMOS) assinou nessa sexta-feira (18) um decreto que determina o fim da obrigatoriedade das máscaras em locais abertos e, para quem tem menos de 12 anos, a recomendação é também para ambientes fechados, como escolas.

A medida polêmica chegou a ser criticada pelo Sindicato das Escolas Particulares do Paraná, quando o governador Carlos Massa Ratinho Júnior (PSD) divulgou a mudança das regras de biossegurança.

Como a legislação é estadual, cabe a todos os 399 municípios seguir a determinação ou sancionar novas medidas preventivas. Na decisão que vale em Paranaguá, cada responsável agora poderá definir se seu filho precisa ou não usar o acessório em sala de aula.

Para Karine Soriani Luiz, mãe de uma menina de 8 anos e um menino de 4, a decisão é precipitada e os cuidados deveriam continuar em locais fechados. “Meu posicionamento a respeito do poder de escolha dos responsáveis em usar ou não máscara de proteção em seus filhos nas escolas é que é uma atitude preceptada pelo fato de que a pandemia ainda não acabou. Obviamente temos o avanço da vacinação e a diminuição de casos conhecidos, mas não podemos deixar de lado que ainda há contágio da doença”, diz.

A mudança também é assinada pela secretaria de Saúde, Lígia Regina e já passa a valer em Paranaguá a partir de hoje. “Não descarto o fato de que os pais sabem o que é melhor para os seus filhos, mas se tratando de uma doença pouco conhecida, acho inviável o poder público colocar essa responsabilidade em cima dos pais que na sua maioria não tem conhecimento específico em doenças altamente contagiosas”, diz a mãe em tom de preocupação.

Leia abaixo a íntegra do decreto que libera as máscaras em locais abertos na maior cidade do Litoral:

Imagem: Reprodução