O mês de junho começou com novidades no setor de Segurança em Matinhos. Na última quinta-feira (6), a Guarda Civil Municipal (GCM) da cidade recebeu equipamentos para reforçar o patrulhamento da localidade, que totaliza mais de 39 mil habitantes. A entrega, realizada em Curitiba, faz parte de uma doação feita pela GCM da capital, que cedeu 72 pistolas calibre 380 ao município litorâneo.
O ato de concessão dos armamentos contou com a presença do prefeito de Curitiba em exercício, Herivelto Oliveira, do secretário municipal de Segurança de Paranaguá, Leônidas Martins Júnior, e da secretária de Defesa Social e comandante da GCM de Matinhos, Maria Elenice Lorencena.
Segundo a Administração Municipal da capital paranaense, os armamentos cedidos à cidade de Matinhos fazem parte do arsenal utilizado pela Guarda de Curitiba até o ano de 2020, quando foi substituído por armas de calibre 9 mm. “É a primeira vez, em 23 anos de existência, que a Guarda Municipal de Matinhos terá armamento. É um presente para a cidade e para a nossa corporação”, disse a secretária de Defesa Social e comandante da GCM de Matinhos, Maria Elenice Lorencena.
HABILITAÇÃO PARA PORTE DE ARMA
Diante do recebimento dos arsenais, a Guarda Municipal de Matinhos informou que 61 agentes possuem porte de arma de fogo. Eles foram habilitados entre junho de 2022 a junho de 2023, por meio de uma parceria com a GCM de Paranaguá.
O secretário de Segurança de Paranaguá, Leônidas Martins Júnior, explicou como ocorreu todo o processo de capacitação dos agentes da GCM de Matinhos. “Foram mais de 800 horas/aula, incluindo técnicas policiais, defesa pessoal, abordagem, condução de viatura, ética de atendimento ao público, gestão pública, legislação, direito e muitas outras, além da Lei nº 13.022, que dispõe sobre o Estatuto Geral das Guardas Municipais”, salientou.
Além disso, Martins destacou que o treinamento foi realizado por profissionais da Academia de Formação, Ensino e Capacitação da Guarda Civil Municipal de Paranaguá. “Esta foi mais uma formação de agentes de segurança realizada em nossa cidade, envolvendo o trabalho de todos os instrutores da Academia Ricardo Tadeu Kusch”, conclui o secretário de Segurança.