Seis colégios estaduais foram fechados pela vigilância sanitária no litoral

por Maisy Pires
23/02/2021 16:38 (Última atualização: 2 semanas atrás)

(Foto: Giolete Babinski)

Após receber a informação de que o Instituto Estadual de Educação Drº Caetano Munhoz da Rocha (IEE), em Paranaguá, estava fechado desde o dia 19 deste mês por determinação da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), o JB Litoral apurou que mais cinco colégios da rede estadual foram fechados no litoral.

Um aviso fixado no portão do IEE informa que o colégio está fechado por determinação da Semsa em razão dos casos suspeitos de Covid-19. Por se tratar de uma instituição estadual, o JB entrou em contato com o Estado para verificar a situação.

Seis colégios estaduais foram fechados pela vigilância sanitária no litoral 2
Foto: divulgação

Segundo a Secretaria da Educação e do Esporte (Seed), além do IEE, mais quatro escolas foram fechadas pela vigilância sanitária e uma aguarda parecer em Paranaguá, além disso, uma também foi interditada em Pontal do Paraná.

Ainda de acordo com a pasta, “os colégios estaduais procedem conforme a resolução 98/2021 da Secretaria da Saúde, que prevê a “possibilidade de cancelamento das atividades presenciais de forma parcial ou total, de uma turma ou mais e, eventualmente, de toda Instituição de Ensino, conforme orientação das autoridades sanitárias locais e regionais”, na presença de casos suspeitos ou confirmados de COVID-19 na comunidade escolar ou acadêmica”.

Não foram divulgados os nomes dos outros colégios interditados. A Seed disse ainda que a escola de Pontal e duas de Paranaguá reabrirão nesta quinta-feira (25). O IEE destacou em seu informe que retornará no dia 1º de março.

O que diz a prefeitura

Pelo fato de a interdição ter sido feita pela prefeitura, a equipe do JB entrou em contato com a Semsa e questionou o porquê de a determinação ter partido do município e não do Estado.

Por meio de nota, ela informou que “a Secretaria Municipal de Saúde informa que o estabelecimento de ensino buscou informações junto ao Município que orientou o colégio a seguir o que diz a resolução Estadual.  A determinação quanto a suspensão de aulas presenciais em estabelecimentos de ensino que apresentem casos confirmados ou suspeitos de Covid-19 ocorre por meio da Secretaria de Estado da Saúde de acordo com a Resolução Sesa n.º 1.231 de 9 de outubro de 2020. As aulas continuam ocorrendo de forma online”.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments