Sem casos de Febre Amarela, Morretes decreta Situação de Emergência em Saúde

por Redação JB Litoral
26/02/2019 17:22 (Última atualização: 26/02/2019)

Foto: Juranir Badaró/Futura Press/Folhapress

Após ser confirmada a circulação do vírus da Febre Amarela em macacos, em Antonina, no Litoral, e a comprovação do primeiro caso em humanos, também na cidade, e mais três casos na Região Metropolitana de Curitiba, outros municípios do Litoral estão em alerta e intensificando as ações contra a doença.

Em Morretes, por exemplo, o Prefeito Osmair Costa Coelho (MDB), o Marajá, por meio do Decreto nº 301, assinado na sexta-feira (22), e publicado no Diário Oficial na segunda (25), declarou Situação de Emergência em Saúde Pública. O documento justifica o ato em razão da “iminência de surto de febre amarela”. Entretanto, a cidade não tem nenhum caso confirmado da doença.

O Decreto, em seu artigo 3º, afirma que, em razão da Situação de Emergência, “fica autorizada a adoção de medidas administrativas necessárias para evitar a ocorrência de surto da doença, pelo prazo de até 180 dias”. Ou seja, com a declaração da Prefeitura e o reconhecimento do Governo Estadual, o Executivo pode realizar compras e contratações por dispensa de licitação em decorrência da gravidade, além de solicitar recursos, equipe técnica e equipamentos para a realização de ações preventivas.

O JB Litoral questionou a Secretaria Municipal de Saúde a respeito da situação e, de acordo com a Secretária da pasta, Lúcia Hissae Shingo, realmente não existem casos da doença em Morretes. “O Decreto foi uma forma determinante para criar condições que desburocratizem a tomada de providências preventivas e executoras contra a Febre Amarela e Dengue, considerando incidências em municípios vizinhos”, diz.

Ela declara que “Morretes não tem o caso da doença em si, mas, é nossa obrigação e dever decretar o alerta para a acessibilidade e agilidade na obtenção de insumos entre outros equipamentos necessários”.

Carnaval acontece

Lúcia afirma que a situação de emergência não irá atrapalhar o Carnaval da cidade, pois “há uma equipe comprometida e de sobreaviso para que o período carnavalesco ocorra com a máxima segurança para toda população e foliões”.

Sem casos de Febre Amarela, Morretes decreta Situação de Emergência em Saúde 3

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments