Com o início do calor e altas temperaturas, a Ilha do Mel volta a ser destaque como destino turístico para paranaenses e brasileiros. Entretanto, comerciantes residentes no local denunciaram, ao JB Litoral, que o Posto de Informações Turísticas não conta, atualmente, com funcionário do Município que atenda em horário comercial, deixando os turistas sem auxílio.
De acordo com o Empresário Carlos Gnata, o servidor responsável pelo Posto está de licença e a Prefeitura designou somente um estagiário para continuar oferecendo o serviço. “Como o estagiário só trabalha quatro horas por dia, para cobrir a falta, os comerciantes, como já fizemos em outras épocas, tomamos a iniciativa de colocar uma pessoa para atender nos horários que estavam descobertos, e estamos assumindo esse custo”, explica.
A Empresária Suzi Albino conta que a situação é recorrente, especialmente durante a temporada de verão. “O que ocorre aqui não é recente, sempre aconteceu desde que o Posto de Informações foi implantado, com raras exceções, acredito que somente no primeiro e segundo ano, quando tínhamos uma Operação Verão eficiente. Fora isso, sempre existiu a cooperação do comércio para podermos manter o Posto aberto”, diz.
Ela afirma que o comércio local sempre custeou um funcionário durante o verão, e a Associação de Barqueiros do Litoral Norte do Paraná (ABALINE), nos últimos três anos, também bancou mais um profissional. “Lamentavelmente esse é o tratamento que o Município e o Estado dão para a Ilha do Mel, esse descaso, abandono, nunca tem dotação orçamentária suficiente para cobrir as necessidades dos Postos de Informações Turísticas. E a gente que mora aqui, que sobrevive daqui, como contrapartida, assumimos mais essa responsabilidade também”, lamenta.
Os moradores afirmam que a maior necessidade de um profissional no local é nos finais de semana e feriados. No último feriado prolongado, no dia 15 de novembro, os comerciantes já precisaram contratar um atendente. “Neste 15 de novembro, o comércio fez sua parte para poder atender ao fluxo turístico. Mas esperamos que a Prefeitura, principalmente com a entrada da temporada de verão, consiga colocar outras pessoas para atender os turistas”, declara Carlos Gnata. A Ilha do Mel é o 2º ponto turístico mais procurado do Paraná, atrás apenas de Foz do Iguaçu.
O que diz a Prefeitura
O JB Litoral procurou a Prefeitura questionando a previsão para a contratação de mais um atendente no Posto de Informações da Ilha do Mel. A Secretaria de Cultura e Turismo (SECULTUR) informa que “está tomando a devidas providências, dentro dos trâmites legais, para suprir a necessidade”.
Além disto, a SECULTUR esclarece que, para suprir a demanda durante a temporada de verão, “além dos servidores do município, contará com o apoio do Governo do Estado”.