Servidores municipais destacam motivos para comemorar no aniversário da cidade


Por Flávia Barros Publicado 29/07/2022 às 14h58 Atualizado 17/02/2024 às 14h00

Como nos aniversários das pessoas, em que elas aproveitam a data para fazer um balanço da idade que está indo embora, traçando planos para o novo ciclo que começa, com as cidades pode ser feito o mesmo. E, para uma cidade feliz e em evolução, é preciso que seus servidores estejam sendo respeitados e valorizados, para, assim, bem atender aos anseios da população.

Nestes 374 anos de Paranaguá, os funcionários públicos têm motivos para comemorar, segundo contou ao JB Litoral a presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Paranaguá (Sismup), Janete Passos.

TODA A CATEGORIA CONTEMPLADA


O Sismup esteve presente em todas as negociações com a prefeitura e acompanhou as benfeitorias concedidas à categoria.

Celebramos as conquistas e o olhar diferenciado que o prefeito Marcelo Roque tem com o funcionário público. Sou grata por isso e por todo o reconhecimento que estamos tendo em todas as categorias”, disse Janete Passos.

Em maio, a administração municipal concedeu a reposição salarial de 10,96% aos servidores, em razão das perdas inflacionárias do último ano, acompanhadas das elevações e progressões. Com relação ao Adicional do Tempo de Serviço (ATS) – que permaneceu suspenso por conta do período eleitoral e da fase mais crítica da pandemia de Covid-19 – foi adequado com sua implantação e pagamento de retroativos, o que era uma preocupação dos servidores. 

PODERES EM SINTONIA

Janete Passos também lembrou que outras ações do Poder Executivo, em parceria com o Poder Legislativo, surgiram para beneficiar o servidor público, como a criação dos auxílios alimentação e saúde, além da inclusão do pagamento referente à 13ª recarga do auxílio alimentação e a Lei que permite folga no dia do aniversário. “Outros benefícios que representam o cuidado e a valorização com o funcionalismo se fazem presentes no planejamento da gestão, quando, por exemplo, a primeira parcela do 13º salário é paga antecipadamente”, afirmou a líder da categoria.

MAIS VALORIZAÇÃO, MAIS SEGURANÇA


A Lei Municipal que instituiu o reenquadramento da carreira única e vencimentos, e que alterou a estrutura administrativa da Guarda Civil Municipal, também é vista como uma das principais vitórias da categoria, pois valorizou a profissão, atualizando a estrutura da carreira, o curso de formação da guarda, jornada funcional e a progressão nas funções da guarda, necessário não só para o exercício da função, como para melhorar o atendimento de toda população parnanguara.

O enquadramento da Guarda Civil Municipal se tornou realidade, assim como a constante contratação de profissionais por meio do concurso público. Recentemente, vimos o piso salarial dos agentes comunitários de saúde e de combate a endemias ser reajustado em 40%”, explicou Janete Passos.