Shows de aniversário de Paranaguá, com Marcos & Belutti e Davi Sacer, terão capacidade para 25 mil pessoas


Por Luiza Rampelotti Publicado 17/07/2022 às 00h14 Atualizado 17/02/2024 às 12h47

No dia 29 de julho, a Cidade Mãe do Paraná, Paranaguá, completa seus 374 anos. Nos últimos dois anos, a data não foi tão celebrada como de costume, com grandiosos shows de artistas nacionais, devido à pandemia de coronavírus que assolou o mundo.

Mas, para este ano, a prefeitura decidiu não deixar o aniversário passar em branco ou ser comemorado apenas com uma programação on-line. Desta vez, os grandes eventos estão sendo retomados, mas ainda com certo cuidado para evitar a transmissão da doença.

Por isso, as atrações do aniversário da cidade, a dupla sertaneja Marcos & Belutti, no dia 28, e o cantor gospel Davi Sacer, no dia 29, se apresentarão no Estádio Fernando Charbub Farah, o Gigante do Itiberê, com capacidade máxima para 25 mil pessoas e acesso controlado.

Ao JB Litoral, o prefeito Marcelo Roque (Podemos) explicou os motivos para a realização do evento em formato de capacidade limitada. Ele afirma que os casos de coronavírus ainda são realidade e que o município não quer regredir no avanço e combate que está mantendo em relação à doença.

Desta forma, Marcelo acredita que os locais fechados foram a melhor opção para o controle de acesso da população nos eventos que já foram feitos neste ano e que acontecerão em julho, visando a segurança de todos. “Por exemplo, na Copa Mundo do Futsal mantivemos o controle de acesso da população na Arena Albertina Salmon, assim como na Festa da Tainha, no Mega Rocio e, agora, nos shows que acontecerão no Gigante do Itiberê. Isso é para a segurança de todos”, comenta.

O prefeito afirma que o formato foi decidido em conjunto com a equipe de saúde como o mais apropriado para o momento. Ele ainda destaca que, apesar de a pandemia estar sendo controlada e as medidas de segurança sanitária afrouxadas, é necessário esclarecer que os eventos estão sendo retomados de forma gradativa.

Aos poucos, com um passo de cada vez, tudo vai se restabelecendo e voltando ao normal. Além dos shows já anunciados, a expectativa para a festa é a melhor possível. Contaremos com um calendário de entregas de benfeitorias especialmente preparado para este momento. Olhamos para trás e observamos os avanços que a Cidade Mãe do Paraná conquistou através do trabalho árduo da nossa equipe. Temos muito a comemorar nestes 364 anos de Paranaguá”, diz Marcelo Roque.

Shows em parceria com a iniciativa privada

Ele ressalta que os shows não serão pagos com dinheiro público e afirma que tem trabalhado dessa forma desde o início de sua gestão, em 2017. “Entendemos que o dinheiro público é para ser investido no desenvolvimento da cidade e nas benfeitorias que estamos promovendo na saúde, educação e segurança, por exemplo. O chamamento público é uma maneira de tornar realidade os shows e eventos que estão programados para acontecer em parceria com a iniciativa privada”, explica.

Desta forma, foi por meio da Chamada Pública nº 009/2022, para firmamento de relação de cooperação, voltada a viabilizar as animações musicais para a comemoração do aniversário de 374 anos de Paranaguá e veiculação para transmissão ao vivo, nas redes sociais, que a emissora local, TVCI Comunicações Interativas, se apresentou como a única interessada.

Segundo o diretor executivo da TVCI, Fabiano Monteiro, a emissora está alegre em poder “dar esse presente à cidade e fazer uma transmissão ao vivo do evento, criando um produto comercialmente interessante para a empresa, que será beneficiada com a exploração de publicidade”. O show com a dupla Marcos & Belutti passará ao vivo na programação da emissora; já o com Davi Sacer será transmitido apenas pelas redes sociais.

Investimento de R$ 600 mil

O investimento previsto para a vinda dos artistas e a transmissão do evento é de R$ 600 mil, em recursos privados. A prefeitura de Paranaguá disponibilizará o local, a estrutura de palco, iluminação e amplificação acústica para as apresentações.

Para Fabiano, o formato do evento com capacidade limitada foi uma escolha pessoal [da prefeitura]. “Aos poucos, todas as cidades estão retomando os calendários de eventos. As vacinas estão disponíveis à população e essa é a forma mais segura de combate à covid-19. É claro que é uma escolha pessoal, mas, já não há mais restrições para a maior parte da população voltar às atividades. Além disso, a movimentação do comércio tem grande importância para a economia da região e eventos como esse trazem gente para movimentar restaurantes, hotéis, bares, lanchonetes e demais estabelecimentos”, comenta.

Prefeito, secretária de Cultura e representantes da TVCI anunciaram, em coletiva de imprensa, as atrações da festa de 374 anos da cidade. Foto: Prefeitura de Paranaguá

Precaução com a saúde

A secretária municipal de Cultura e Turismo, Maria Plahtyn Torres, destaca que o Poder Público Municipal optou pela precaução. Sendo assim, os locais escolhidos para a realização dos eventos programados são pensados para que seja possível solicitar os instrumentos de prevenção das infecções [como a carteira de vacinação], possibilitando as diminuições das demandas de saúde e oferecendo conforto e bem-estar aos munícipes presentes.

Para ela, a expectativa para o aniversário da cidade é a melhor possível. “São shows excelentes, de grande reconhecimento público. Sabemos que esse novo normal é diferente do que estamos acostumados, vamos nos adequar com segurança às orientações das autoridades de saúde, fazer uma bela festa, num espaço diferente e com toda a alegria de uma retomada gradativa de eventos”, comenta.

Além disso, Maria também conta que, assim que for seguro e que as demandas de saúde forem regularizadas, o Município retomará os eventos em locais abertos, “com tudo que temos direito, em praça pública, com toda a população”. “Por enquanto, vamos nos cuidando para que esse dia chegue logo!”, conclui.