Sismmap e Sismup organizam debate com os candidatos à prefeitura de Paranaguá

por Luiza Rampelotti
22/09/2020 21:40 (Última atualização: 23/09/2020)

Participaram da reunião: Marisa Lima e Mariza Maciel, do Sismmap, e Silvano Fernandes e Anaclete Magno, do Sismup.

O primeiro debate entre os dez candidatos concorrentes à prefeitura de Paranaguá, nesta eleição municipal de 2020, já tem previsão para ocorrer: nos últimos dias de outubro. Os organizadores, Sindicato dos Servidores do Magistério Municipal de Paranaguá (Sismmap) e Sindicato dos Servidores Municipais de Paranaguá, Antonina e Litoral do Paraná (Sismup) já estão organizando os detalhes finais para que a data seja divulgada oficialmente.

O debate deste ano será o primeiro organizado por ambas as entidades, em parceria. Porém, o evento ocorre desde 2012, quando o Sismmap realizou a primeira entrevista aberta ao público entre os candidatos a prefeito no município. Em seguida, nas eleições de 2014, para os cargos de deputado estadual e federal, o sindicato também promoveu outra roda de perguntas. Nas eleições municipais de 2016 continuou realizando o evento e, nas de 2018, que escolheu, entre outros, os deputados estaduais e federais, também.

Neste ano, devido à pandemia do novo coronavírus, o formato será diferenciado: o debate será transmitido on-line, ao vivo. Porém, os candidatos a prefeito estarão, pessoalmente, no mesmo local, podendo debater olhando nos olhos dos concorrentes, respeitando às exigências de distanciamento social.

“O Simmap iniciou a proposta lá atrás, em 2012, devido a pedidos da própria categoria da Educação Municipal. Os servidores queriam conhecer as propostas de todos os candidatos, porque no período eleitoral é difícil conseguir acompanhar o projeto de todos. E deu tão certo que continuamos até hoje, dessa vez, podendo contar com a parceria do Sismup”, explica a presidente interina do Sismmap, Marisa Lima.

Parceria entre as entidades

Anaclete Magno, presidente interina do Sismup, comenta que a reunião entre os sindicatos, para a definição da organização do evento, aconteceu na quinta-feira (17). “Foi uma iniciativa dos dois sindicatos, em realizar juntos, por serem instituições da cidade e representarem o funcionalismo municipal. Nunca houve essa parceria entre sindicatos anteriormente, então estamos muito felizes”, conta.

No debate, a população poderá participar enviando questionamentos aos candidatos. Assim que a data for divulgada, os sindicatos também informarão a respeito da abertura de um formulário de perguntas, na internet, para que os eleitores possam sugerir suas perguntas. “Obviamente que serão filtradas pela nossa equipe, mas as perguntas podem abranger todas as áreas da esfera pública”, diz Marisa Lima.

Segundo ela, o evento já se tornou tradicional e conta com a adesão dos concorrentes, que sempre participam e apresentam suas propostas, além de responder às perguntas realizadas. Em Paranaguá, neste ano, existem 10 candidatos à prefeitura, com seus nomes homologados pelos partidos, porém, ainda existe a possibilidade de a Justiça Eleitoral indeferir o registro de candidatura. São eles: o atual prefeito Marcelo Roque (Podemos); José Baka Filho (PDT); Fabiano Elias (Cidadania); Marcos Escumação, o Sukita (PV); Antonio Júlio Machado Lima Filho, o Julinho Lima (Patriota); Alceu Maron Filho (PROS); Adriano Ramos (Republicanos); Aramis Nascimento, o Pichaco (DEM); Manoel Barbosa (PC do B); e Emmanuel Lobo (PCO).

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments