Paranaguá se transforma em cenário de filme: vem aí o “Entre Fantasias”


Por Flávia Barros
Filme Entre Fantasias

Gravações do filme aconteceram em vários pontos de Paranaguá. Foto: Laura Arnhold

Plumas, paetês, purpurina, alegorias, fantasias, música. Quem ama carnaval já se arrepia só de pensar. O amor pelo carnaval faz com que o esforço de meses de trabalho se traduza em dias de festa e realização, quando chegam os festejos que fazem parte da vida de milhões de brasileiros.

Gravação do filme ocorreu toda em Paranaguá. Foto: Divulgação

Durante esta semana, desde domingo, até esta sexta-feira (26), Paranaguá vive esse sentimento, mesmo faltando sete meses para o carnaval. Isso porque a Cidade Mãe do Paraná se transformou em cenário para as gravações do filme “Entre Fantasias”.

Maior parte das gravações se concentra na Ilha dos Valadares, mas a rua da Praia, a ponte dos Valadares, o centro histórico e a região portuária também viraram set de filmagem da produção.

O filme

O amor pelo carnaval é o cerne do Entre Fantasias, dirigido por Mariana Zanette.  A atriz com 32 anos de carreira também é diretora teatral, editora, roteirista, e diretora de audiovisual. Curitibana de nascimento, mas parnanguara de coração, Mariana é um nome importante para a manutenção e divulgação da cultura caiçara. Ela conversou com o JB Litoral e contou como se apaixonou pela cidade.

O filme é uma história que fiz em 2009, depois de passar pela experiência de trabalhar nas escolas de samba no carnaval de Paranaguá. Conheci a cidade através do carnaval, quando vim para cá ser júri de carnaval e me apaixonei por tudo. No entanto, depois da pandemia não tivemos mais o carnaval de escola de samba e isso gerou muita frustração para mim e outras pessoas do carnaval”, diz Zanette.

Protagonista do filme, a personagem Dona Marcelina é uma costureira de escola de samba que sofre preconceito de sua família, que é muito religiosa, por suas escolhas. Em paralelo a isso, a produção também aborda o universo das fantasias que cada um tem.

Diretora do Entre Fantasias, Mariana Zanette é atriz há 32 anos. Foto: Reprodução/Redes Sociais

Oportunidade

A diretora também revelou que maior parte das pessoas que trabalha no filme são da região.

Tanto a equipe técnica, quanto o elenco, são na maioria moradores parnanguaras e do Litoral. Ao todo, reunimos aproximadamente umas 60 pessoas. O filme está sendo realizado pelo Coletivo de Audiovisual Pixirão Cine, através da produtora audiovisual W7films”, detalha.

Equipe do Entre Fantasias teve cerca de 60 pessoas durante as gravações. Foto: Laura Arnhold

Mariana afirmou, ainda, que dirigir o seu primeiro longa-metragem, após três décadas de carreira, justamente em Paranaguá, é a realização de um sonho.

Poder fazer audiovisual, trabalhar com o ofício que eu gostaria de trabalhar, é realmente um grande presente. Esse projeto a gente fez através da lei Paulo Gustavo, ao ganhar um edital da prefeitura, no ano passado. Com o Pixirão Cine a gente começou a organizar, desde a época da Lei Aldir Blanc, a realização de videoclipes, vídeos bem interessantes, que, a princípio, estão todos disponíveis no YouTube. Mas esse aqui vai ser o primeiro filme que estamos rodando para ir para festivais e colocar Paranaguá no cenário do audiovisual nacional”, completa.

Música e interpretação

Para Edison Venâncio, da dupla sertaneja Edison e Lucas, uma postagem nas redes sociais sobre a formação de elenco para o filme foi o suficiente para que ele se candidatasse a integrar a equipe.

O interesse inicial seria para interpretar o papel de um músico, mas foi além disso.  

Eu interpreto o Alcides, que é um trabalhador que faz de tudo para garantir o sustento da família. Ele é pedreiro, marceneiro, motoboy, trabalha no Porto e ainda é músico, toca na Igreja. Por outro lado, sua esposa é infiel e só o trai”, conta Edison, em conversa com o JB Litoral.

Edison Venâncio interpreta o trabalhador Alcides. Foto: Divulgação

Edison também ressaltou a importância de ter uma produção desse porte sendo gravada na cidade.

Acho muito importante porque desperta e fomenta o interesse de novos artistas locais. Paranaguá e região precisam de mais incentivo tanto para o cinema, quanto para o teatro”, finaliza.

Dupla parnanguara de música sertaneja, Edison e Lucas. Foto: Divulgação

Ainda este ano


Quem já está curioso para saber quando vai poder assistir ao Entre Fantasias, a direção afirma que o filme deve estrear em dezembro desse ano.

No elenco, nomes importantes na cultura da cidade como Sueli Costa, Rogério Soares, Breno Oberdam, Luma Zanette, Malu Zanette, Wanderlem Silva, Juliana Damborowiski, a dupla Edison e Lucas, Adilson Ferreira e Bloco Macambira, Felipe Orlandino, Josué Henrique, André Marques, entre outros.

De Curitiba, participam as atrizes Viv Follador e Mila Leão.

1/4 Foto: Laura Arnhold
2/4 Foto: Laura Arnhold
3/4 Foto: Laura Arnhold
4/4 Gravações do filme aconteceram em vários pontos de Paranaguá. Foto: Laura Arnhold
Sair da versão mobile