Editoriais

Tá no placar, 17 a 0!

Por Redação
30/08/2021 05:21 |
Atualizado em 05:21

Nesta semana, o JB Litoral traz a notícia de que foi necessário produzir uma lei mais enérgica para combater negacionistas e pessoas que não compactuam com o bem da comunidade. Deixar de usar máscara, aglomerar e não se preocupar com um vírus que tem levado à morte milhares, só em Paranaguá, é, no mínimo, desrespeitoso com a vida.

Por isso, na Câmara dos Vereadores o grito foi um só, de aprovação para que as medidas sejam fiscalizadas e cobradas, com punição para infratores que ignorarem o fato de que estamos passando por uma crise sanitária global. As multas, que podem ultrapassar os R$100 mil, só mostram o quanto é preciso mexer no bolso de pessoas e estabelecimentos para o bem comum.

Apesar dos números positivos e esforços da prefeitura e órgãos de saúde para promover a vacinação mais agilizada, o atendimento mais ágil e de qualidade, para quem precisa, e o cuidado na instrução de todos para que tenham acesso à informação correta, se a população não assumir para si o compromisso de fazer Paranaguá uma cidade segura para todos, uma quarta, quinta e até uma sexta onda de contaminações pode ser esperada.

Desta forma, resta aplaudir os parlamentares, preocupados com a saúde de todos, mas também alertar que o que é dito perante todos no Palácio Carijó, também tem que ser cumprido no dia a dia. Aquele negócio de “faça o que eu falo e não o que eu faço” não cola hoje em dia, com redes sociais e câmeras em cada esquina.

A aprovação da lei serve de aviso aos desavisados, mas também aqueles que bradam pela defesa dos que sofrem e podem perder a vida para a Covid, mas “fora dos stories” estão com a máscara no queixo, abraçando todo mundo, festando no fim de semana, curtindo uma praia e aglomerando no calor. Esperamos que a Lei seja para todos e que a conscientização coletiva venha antes que a histeria, de se perder muito mais parnanguaras, tome conta do cidadão comum.