Tarifa Zero aumenta em 104% número de viagens de ônibus; comércio vê alta nas vendas


Por Luiza Rampelotti Publicado 02/08/2022 às 09h56 Atualizado 17/02/2024 às 14h18

Pouco mais de quatro meses após a implantação do Tarifa Zero em Paranaguá, que garante a gratuidade do transporte coletivo para toda população, o JB Litoral foi procurar saber se o programa atingiu as expectativas da população, comerciantes e Poder Público. O primeiro dado interessante mostra um aumento de 104% na quantidade de passagens utilizadas mensalmente; antes, eram 285 mil, agora, são 640 mil por mês.

Secretária de Serviços Urbanas destaca a inclusão social como um dos principais benefícios do programa. Foto: Diogo Monteiro/JB Litoral

A secretária municipal de Serviços Urbanos, Christianara Folkuenig, explica que a quantidade total de passagens é utilizada pelos 23 mil usuários que são beneficiados, semanalmente, com o transporte coletivo. Essas 23 mil pessoas consomem, todas as semanas, 162 mil passagens de ônibus, já que podem utilizar o transporte mais de uma vez por dia.

De segunda a sexta-feira, a média de passageiros é de 14 mil por dia, sendo que são usadas 28.800 passagens. Já aos sábados, a média cai para 7 mil usuários e 14 mil passagens; ao domingo é quando há a menor utilização dos ônibus: 2 mil passageiros e 4 mil passagens.

A gente vê que a população fez uma boa adesão ao Tarifa Zero, que tem como principal benefício a inclusão social, isto é, aquelas pessoas que ficavam à margem do transporte hoje podem utilizar, além da economia que a população teve em não estar mais gastando dinheiro com a tarifa”, diz Christianara.

A secretária afirma que as áreas com maior crescimento no número de passageiros foram as localidades de “invasão”, onde a comunidade possui menor poder aquisitivo e, anteriormente ao programa, não costumavam usar o ônibus. Ela ainda comenta que há muitas pessoas que estão deixando os carros em casa para aproveitar o transporte coletivo gratuito.

Deixando o carro em casa

Elas estão usando o transporte para ir ao trabalho, deixando o carro em casa. E, no domingo, nós observamos que quem utiliza os ônibus são aquelas pessoas que não possuem um veículo, porque os motoristas nos relatam que entram famílias inteiras com pipa, bola e cestinha de comida para aproveitar os parques da cidade”, comenta.

Ela destaca que a prefeitura tem a expectativa de melhorar o serviço prestado com o Tarifa Zero dia após dia e, por isso, vem aprimorando o programa, avaliando a necessidade de aumentar o número de veículos, frequência de horários etc.

Para além dos usuários do transporte coletivo, Christianara afirma que o comércio local também foi beneficiado com o programa. O resultado apresentado nas reuniões do Conselho Municipal que avalia o Tarifa Zero mostra uma alta na movimentação de consumidores no Centro da cidade.

O empresário Anwar Hamud revela que o comércio sentiu um “aumento tímido” na circulação de pessoas no centro. Foto: Diogo Monteiro/JB Litoral

Para falar sobre isso, o JB Litoral conversou com o empresário e presidente da Câmara Setorial do Comércio Varejista e SPC da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Paranaguá (ACIAP), Anwar Hamud, que possui uma loja na região central. Ele destaca que realmente houve um aumento, ainda que tímido, na circulação de pessoas e consumidores no Centro.

O Tarifa Zero, da forma que foi implantado e que está sendo operado, contribuiu com o aumento de consumidores porque possibilitou com que as pessoas estejam mais presentes no Centro, não apenas para resolver seus problemas, mas também para consumir. Com a economia gerada com a gratuidade do transporte, as pessoas podem guardar dinheiro para consumir no comércio local. Esse é um ponto de destaque”, diz.

Comerciantes estão sendo beneficiados

Ele comenta que, com o programa, os comerciantes também estão tendo outras vantagens além de mais vendas. Agora, eles estão conseguindo contratar trabalhadores a um custo menor.

Ele traz certa economia para o comerciante na questão do vale transporte e está possibilitando uma forma de contratação diferenciada, porque junto com o programa e outros benefícios do Poder Público, temos novos quesitos para avaliar e contratar o trabalhador”, explica.

Anwar ainda avalia os próximos meses no comércio local. Apesar da boa expectativa para as datas tradicionais de altas vendas, como o dia dos pais, dia das crianças e natal, ele revela que o segundo semestre de 2022 será decisivo para os comerciantes. “Apesar das boas datas para vendas, temos as eleições e Copa do Mundo que podem tirar o foco dos consumidores, por isso, precisamos planejar bem o calendário e ações para termos um resultado positivo e melhor do que o do ano passado”, conclui.